Unesp lança portal para ex-alunos

Portal Sempre Unesp oferece espaço para depoimentos, contatos com egressos, benefícios para os cadastrados e histórico do projeto, além de notícias e podcast com ex-alunos

seg, 05/01/2015 - 16h04 | Do Portal do Governo

A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), lançou, em dezembro, o Portal Sempre Unesp. Trata-se de um canal direto com seus egressos, alunos que realizaram graduação ou pós-graduação na instituição. O cadastro é extremamente simples e, na maioria dos casos, basta acessar o endereço www.unesp.br/sempreunesp e colocar o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Além do cadastro, o portal oferece espaço para depoimentos, contatos com egressos, benefícios para os cadastrados e histórico do projeto, além de notícias e podcast com ex-alunos da Unesp.

O projeto nasce da constatação de que a Unesp forma profissionais, em nível de graduação e de pós-graduação, em diferentes áreas do conhecimento, inseridos em diferentes contextos e que, muitas vezes, pela atividade cotidiana, perdem o vínculo com a universidade onde realizaram a sua formação profissional.

A instituição se ressente desse afastamento de seus egressos, pois o vínculo é um aspecto fundamental que pode realimentar a própria universidade em diferentes áreas, quer na possibilidade de avaliar seus currículos a partir do ponto de vista dos ex-alunos, quer na abertura de mercado de trabalho, quer na participação de seus egressos em diferentes projetos institucionais.

Com o intuito de elaborar uma proposta de ação na Unesp para estabelecer o contato com o egresso, foi constituído pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) um grupo de trabalho, com participantes das Pró-Reitorias, Assessorias e de representantes das unidades universitárias.

O Portal Sempre Unesp é resultado desse esforço coletivo que tem por objetivo estabelecer políticas atraentes para a manutenção do vínculo com seus alunos que passem por ações realizadas desde o ingresso na universidade até a saída, quando eles se tornam egressos. Busca-se, assim, estabelecer um relacionamento contínuo e permanente de troca de cada estudante com a instituição formadora, visando benefícios mútuos.

A criação do portal busca, portanto, ampliar o potencial das iniciativas já estabelecidas entre docentes, egressos e administração de algumas unidades universitárias, colocando o que já existe dentro de um trabalho progressivamente menos voluntarista e mais profissional, organizado e planejado uniformemente, de modo a atualizar, avaliar e inovar as relações da universidade com seus egressos.

O relacionamento com os egressos viabiliza incrementar a missão principal da universidade, que é a formação de recursos humanos. Conhecer e acompanhar o desenvolvimento deles constitui um retorno importante para a qualidade do trabalho realizado e os necessários ajustes para a eficiência, a sinergia e a valorização dos cursos oferecidos pela instituição.

Os beneficiários das ações de relacionamento com os egressos são: a) A universidade, que pode avaliar, fazer o acompanhamento, criticar e melhorar suas ações de formação de profissionais; b) o poder público que financia a universidade, que poderá demandar, sugerir e prestar contas aos contribuintes sobre a localização dos profissionais que ajuda a formar; e c) a sociedade como um todo, que terá mais transparência quanto ao desempenho dos formados pela universidade.

Em um universo em que o processo educativo escolar cada vez mais está presente para toda a vida, não existe mais, propriamente, um egresso, pois uma pessoa que foi aluno ou funcionário tem tudo para manter, de forma sempre renovada, sua relação com a universidade, seja novamente como aluno ou por meio de outro tipo de parceria ou participação.

Neste sentido, os egressos são fonte de informação e de atualização permanente para a universidade. O portal, ao estabelecer um programa geral de relacionamento com alunos, contribui, portanto, para a visibilidade institucional, agrega recursos humanos e reforça o conceito “uma vez Unesp, sempre Unesp”.

Da Unesp