Unesp de Sorocaba debate tecnologia na área ambiental

Evento terá minicursos e visitas técnicas e inscreve até domingo, dia 20

qui, 17/05/2012 - 11h57 | Do Portal do Governo

O campus da Unesp em Sorocaba recebe, até domingo, 20 de maio, inscrições para a 8ª Semana do Meio Ambiente, que será realizada de 21 a 25 de maio. O evento é organizado anualmente por alunos e professores do curso de Engenharia Ambiental da unidade.

“A ideia do evento é divulgar e debater, junto à sociedade civil, os conhecimentos e as tecnologias geradas na área ambiental, contribuindo assim para a conservação e uso racional dos recursos naturais existentes em nosso planeta”, explica o estudante de Engenharia Ambiental da Unesp e redator da Comissão da Semana, Jonas Caçador Cavalca de Barros.

A palestra magna será proferida por Afonso Peche Filho, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

Ao longo do evento, serão apresentados painéis, minicursos, visitas técnicas, além de exposições de pesquisa e projetos de extensão desenvolvidos na unidade. Os painéis abordarão temas como alternativas energéticas e resíduos; saneamento ambiental; agricultura; cidades e aplicabilidade no mercado. Tratarão, principalmente, das funções e atribuições do engenheiro ambiental nas diferentes áreas e instituições.

Todas essas atividades ocorrerão no período da manhã, no Villagio Shopping de Sorocaba. Os minicursos, realizados à tarde e à noite, no campus da universidade, mostrarão o papel do engenheiro ambiental na certificação dos sistemas de gestão; os instrumentos e práticas da remediação de áreas contaminadas; os limites entre a engenharia ambiental e a segurança do trabalho, entre outras questões.

Também serão realizadas visitas técnicas à empresa 3M (Itapetininga); Fazenda do Zôo (Araçoiaba da Serra); Aterro Classe II-A (Iperó), Fábrica de Polímeros (Sorocaba) e Central de reciclagem de materiais eletrônicos (Sorocaba).

“É uma excelente oportunidade para adquirir os conhecimentos mais recentes da área ambiental, conhecer casos de sucesso adotados em empresas para reduzir o desperdício e o impacto ambiental e ampliar contatos profissionais”, finaliza Barros.

O valor da inscrição é de R$ 20 para estudantes e de R$ 25 para profissionais. A abertura do encontro será feita pela Orquestra Sinfônica da Unesp e ocorrerá no anfiteatro da Fundação para o Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec). Mais informações no endereço www.smasorocaba.com.br.

Da Unesp