Unesp de Presidente Prudente oferece fisioterapia pós-natal gratuita

Mães tendem a descuidar da própria saúde após o parto, alerta especialista

dom, 13/05/2012 - 19h43 | Do Portal do Governo

A Unesp de Presidente Prudente oferece um novo serviço gratuito, a fisioterapia pós-natal. Criado e desenvolvido pela professora Edna Maria do Carmo, do Departamento de Fisioterapia, o atendimento conta com uma equipe formada por alunos do curso de especialização em Fisioterapia e graduandos da unidade bolsistas da Proex (Pró-Reitoria de Extensão Universitária).

“É uma tendência que, após o nascimento do bebê, a mãe se dedique integralmente a ele e deixe sua própria saúde física e emocional um pouco de lado”, alerta Edna. “Por isso, um dos objetivos do projeto é assistir essas mulheres nessa fase, ao mesmo tempo em que estimula o fortalecimento do vínculo materno-infantil”.

O grupo visita as parturientes em uma maternidade estadual parceira do projeto no dia seguinte ao parto. Na ocasião, é apresentado à mãe a importância de cuidar de sua própria saúde no período que sucede o nascimento.

Cerca de 30 dias após o parto, o grupo vai até a residência das mães que demonstrarem interesse no tratamento fisioterápico pós-natal e analisa as alterações físicas e emocionais pelas quais elas estão passando. “Na avaliação, conseguimos verificar a qualidade de vida, se elas estão sofrendo com as dores no corpo mais comuns nesses casos, como nas costas e nos braços, se dormem bem, se têm incontinência urinária e, até mesmo, se estão passando por crises de ansiedade e depressão”, detalha a professora.

Antes de começar as atividades, a mulher deve ir ao seu médico e pedir o encaminhamento para as sessões de fisioterapia. O programa é realizado duas vezes por semana, com uma hora de duração, às segundas e sextas feiras, das 16h às 17h, e às terças e quintas, das 10h às 11h ou das 17h30 às 18h30. Os exercícios podem ser realizados no solo ou na piscina, de acordo com a necessidade da mulher. Para fortalecer o vínculo, os bebês também participam em algumas sessões.

Mulheres que não utilizem a rede pública de saúde também podem participar do projeto, que é gratuito. Para isso, devem entrar em contato diretamente com o CEAFIR (Centro de Estudos e Atendimento em Fisioterapia e Reabilitação) da Unesp pelos telefones (18) 3229-5800 ou (18) 3229-5802.
O serviço faz parte da série “Projetos de extensão de Fisioterapia na Saúde da Mulher”, que também oferece o projeto de fisioterapia aquática na gestação e para mulheres pós-cirurgia de câncer de mama.

Da Unesp