Trupe portuguesa cumpre temporada na SP Escola de Teatro

A partir desta sexta-feira, 22, a companhia Teatro do Vestido apresenta três montagens ao público

qua, 20/03/2013 - 20h05 | Do Portal do Governo

Depois de a Cia. Balagan, da diretora Maria Thais, inaugurar o teatro da Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, em outubro do ano passado, com a mostra “Recusa e Prometheus: Uma Simetria Invertida”, que contou com a montagem de duas peças, palestras, exibição de filmes e um show, agora chegou a vez de uma nova ocupação na Escola.

A partir desta sexta-feira, 22, a trupe portuguesa Teatro do Vestido passa a cumprir uma temporada de residência na Instituição.

A atividade tem início com a estreia da peça “Calamidade”, estrelada exclusivamente pela companhia, na sexta-feira (22), às 21h. Depois, na semana seguinte, o grupo leva ao palco o espetáculo “Hecatombe”, na sexta-feira (29). Finalmente, na terça-feira (2 de abril), acontece a estreia de “Apocalipse”, que encerra a trilogia e traz, em seu elenco e demais áreas técnicas, aprendizes da SP Escola de Teatro.

As três montagens fazem parte de um projeto da companhia chamado “Monstro”. As duas primeiras partes dele já estão estruturadas pela trupe, sendo que a terceira e última será concluída aqui no Brasil.

A entrada para os espetáculos tem preço único de R$ 10 e é aberta ao público (aprendizes e formadores da SP Escola de Teatro têm entrada gratuita).

“O projeto Monstro pretende responder às seguintes questões: ‘Onde estamos agora?’, ‘Como chegamos até aqui?’ e ‘Para onde depois disto?’. Trata-se de um trabalho que questiona diretamente a realidade, o estado das coisas, a situação política, econômica e social que atravessamos em Portugal e na Europa, e procura ligações disso com o mundo, especialmente com o Brasil”, explica a companhia, que deu um toque verde-amarelo à empreitada: “Hecatombe” e “Apocalipse” foram construídas em colaboração com o dramaturgo, diretor e escritor brasileiro Maurício Paroni de Castro, que também é coordenador pedagógico da SP Escola de Teatro. Os textos são dramaturgias originais dos membros da companhia.

Sobre o Teatro do Vestido

Fundada em 2001, a companhia é constituída por uma equipe multidisciplinar, que aposta numa forte relação com os espaços de apresentação, valorizando-os, bem como numa relação de partilha com o público, o que a tem feito trabalhar em contextos diferenciados: rural, internacional e urbano.

Seu principal foco é a criação de trabalhos teatrais e de instalação, que explorem novos processos criativos e, principalmente, criem uma dramaturgia original.

Atualmente, a trupe é composta por Gonçalo Alegria, Inês Rosado, Joana Craveiro, Lara Portela, Miguel Seabra Lopes, Pedro Caeiro, Rosinda Costa, Simon Frankel, Sandra Carneiro, Tânia Guerreiro.

Serviço

Peça: “Calamidade”
Direção: Joana Craveiro. Co-criação e interpretação: Gonçalo Alegria, Joana Craveiro, Tânia Guerreiro
Quando: Sexta e sábado (dias 22 e 23), às 21h

Peça: “Hecatombe”
Direção e dramaturgia: Maurício Paroni de Castro. Co-criação e interpretação: Gonçalo Alegria, Joana Craveiro, Tânia Guerreiro
Quando: Sexta e sábado (dias 29 e 30), às 21h

Peça: “Apocalipse”
Direção e dramaturgia: Maurício Paroni de Castro. Co-criação e interpretação: Gonçalo Alegria, Joana Craveiro, Tânia Guerreiro e Aprendizes da SP Escola de Teatro
Quando: Terça e quarta (dias 2 e 3 de abril), às 21h

SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

Endereço: Praça Roosevelt, 210 – Consolação – São Paulo/SP

Telefone: (11) 3775-8600

R$ 10 (aprendizes e formadores da SP Escola de Teatro têm entrada gratuita)

www.spescoladeteatro.org.br

Da SP Escola de Teatro