Tributo a Noel Rosa agita Espaço Cultural da CPTM na Estação Brás

Apresentação do Grupo Melodia Sentimental homenageará o sambista, cantor, compositor, bandolinista e violonista

qui, 14/05/2015 - 10h02 | Do Portal do Governo

O samba bem-humorado de um dos mais importantes representantes da música popular brasileira sacudirá o palco do Espaço Cultural da Estação Brás nesta quinta-feira, 14 de maio. Com uma hora e meia de duração (16h às 17h30), a apresentação do Grupo Melodia Sentimental homenageará o sambista, cantor, compositor, bandolinista e violonista Noel Rosa.

Sucessos como “Com que Roupa”, “Feitiço da Vila”, “Palpite Infeliz”, “Fita Amarela”, “Não tem Tradução” e “Conversa de Botequim” farão parte do repertório dos 10 integrantes do grupo, que executarão canções ao som de violino, piano, violão, viola, cavaco, pandeiro, tamborim, saxofone, flauta, surdo e percussão, entre outros instrumentos.

A montagem do cenário é outro destaque do espetáculo. A disposição dos móveis simulará uma roda de samba em uma mesa de bar, representando os locais de encontro dos boêmios da década de 30. A caracterização da época será realçada por meio do figurino dos músicos, trajados de terno com uma rosa na lapela e chapéu.

A contextualização histórica também fará parte do roteiro. Durante a apresentação, os músicos farão algumas intervenções ressaltando a importância do legado de Noel Rosa, com relatos a partir de pesquisa realizada nos livros “No Tempo de Noel Rosa”, de João Máximo, e “O Jovem Noel Rosa”, de Guca Domenico. Curiosidades sobre a composição das letras de canções, como “Rapaz Folgado”, “Dama do Cabaré” e “Pra que Mentir” inspiradas em disputas, desentendimentos e reencontros do cotidiano de Noel, serão incluídas nos intervalos.

Segundo Marco Antônio Rodrigues dos Santos, cantor e coordenador do grupo, o objetivo é mostrar a importância das composições de Noel Rosa para a música popular brasileira e a evolução do samba. “A proposta é identificar elementos que transformaram a atual cena musical, pois Noel Rosa é um dos responsáveis por unir “o samba do morro” com o “samba do asfalto”, aproximando as culturas da classe A com as da periferia e vice-versa”, diz.

O evento faz parte da programação que comemora dois acontecimentos neste mês: os 23 anos de criação da CPTM e os 15 anos de operação do Expresso Leste, serviço que atende o trecho entre as estações Luz e Guaianases, na Linha 11-Coral. Para comemorar as duas datas, uma série de atrações culturais acontecerá ao longo desse mês em diferentes linhas da Companhia.

O Grupo Melodia Sentimental

Estabelecido no bairro do Brás, o Grupo Melodia Sentimental foi criado em 2010 por músicos de formação erudita (piano, voz e violino). As apresentações de repertório clássico, barroco e romântico, entre outros gêneros musicais, aconteciam em teatros, escolas, fábricas de cultura e igrejas. A partir de 2013, com a proposta de cantar clássicos do gênero popular, o grupo se reinventou, surgindo nova formação com o Projeto Tributos, que hoje integra os grupos Comunidades Samba da Alegria e Projeto Samba do Tempo do Onça.

Serviço

Evento: Tributo a Noel Rosa
Local: Estação Brás (Espaço Cultural CPTM)
Data: 14/05/2015
Horário: 16h às 17h30

Da CPTM