Trevo de Ribeirão Preto será remodelado pelo Programa de Concessões Rodoviárias

Governador Geraldo Alckmin anunciou a inclusão da obra no contrato de concessão; trabalhos começam em maio e investimento será de R$ 150 milhões

qua, 20/03/2013 - 14h03 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta-feira, 20, a inclusão das obras de remodelação do Trevo Waldo Adalberto da Silveira, em Ribeirão Preto, no km 307,5 da Rodovia Anhanguera (SP 330), no contrato de concessão com a Autovias.

“Vamos fazer o trevão porque temos grandes congestionamentos em Ribeirão Preto, uma das maiores cidades do Brasil. Essa obra vai beneficiar não só a cidade, mas também toda a região”, ressaltou Alckmin. “Essa obra proporcionará uma grande transformação regional”, completou.

Realizadas pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, as obras terão investimento de R$ 150 milhões em melhorias. São R$ 143 milhões diretamente na obra e R$ 7 milhões para manutenção e conservação para a parte operacional. A construção terá início em maio.

Serão gerados 1,5 mil empregos na construção. A obra tem prazo de conclusão de 30 meses, mas será entregue em etapas à população. A primeira fase a entrar em operação está prevista para julho de 2014. Trata-se da ligação entre a Avenida Castelo Branco e o acesso a Serrana, pela Rodovia Abrão Assed (SP 333). Os trabalhos serão executados pela Autovias, sob fiscalização da Artesp – Agência de Transportes do Estado de São Paulo.

O trevão irá aumentar a capacidade de fluxo e eliminar os gargalos na chegada e saída da cidade. Nos horários de pico, cerca de 8 mil veículos por hora passam no trevo. São mais de 80 mil veículos por dia em circulação neste trecho.

O dispositivo do km 307,5 da Rodovia Anhanguera é um dos principais acessos à cidade de Ribeirão Preto, por meio da Avenida Castello Branco. A rotatória recebe fluxo de veículos de cincos locais diferentes. Promove o entroncamento da SP 330 com a Rodovia Antônio Machado Sant’Anna (SP 255), rota para Araraquara e região, e a Rodovia Abrão Assed (SP 333), rota para Serrana. A Via Anhanguera, no sentido de São Paulo para Ribeirão Preto, se ligará com a Avenida Castelo Branco em um trajeto sobre dois viadutos, em pista dupla e alça. A mesma Anhanguera se interligará com a Rodovia Antônio Machado Sant´Anna, no sentido de Minas Gerais para Araraquara (Pista Sul), em um trajeto sob quatro viadutos e alças de acesso. Quem estiver em Ribeirão Preto e quiser ir para Serrana – e vice-versa – fará o trajeto de forma direta, sem interseções, por cima de dois viadutos e por baixo de outros dois, sempre em pista dupla.

Construído em 1972, após décadas de desenvolvimento e urbanização da região, o dispositivo ficou saturado para o fluxo atual de veículos, que são obrigados a percorrer vias que se cruzam, provocando congestionamentos e aumentando a insegurança de tráfego. A inclusão da remodelação no Programa de Concessões trará importantes benefícios para a população local e o desenvolvimento de Ribeirão. A população diretamente beneficiada pela obra é de 1,5 milhão de pessoas.

A remodelação do dispositivo permitirá a trajetória direta de determinados movimentos, retirando completamente os veículos da rotatória, sem entrelaçamento de tráfego. Dessa forma, o fluxo de veículos diminuirá, permitindo maiores oportunidades de travessias. Serão construídos oito viadutos e 20 alças de acesso em um complexo viário com mais de 11,8 mil metros de extensão. Também faz parte do projeto uma passarela para pedestres e ciclovia. O novo dispositivo foi projetado para suportar o tráfego de veículos nos próximos 30 anos.

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