Três estações da CPTM terão distribuição de livros neste sábado

A iniciativa reforça o conceito do bookcrossing, desenvolvido pela CPTM por meio do Projeto Livro Livre, que incentiva o ato de ler e repassar o livro para outro leitor

qua, 18/03/2015 - 20h05 | Do Portal do Governo

Neste sábado, 21, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) intensificará as ações de incentivo à leitura, com atividades em três estações. Das 10h às 13h, haverá distribuição gratuita de mais de 500 títulos nas estações Jardim Romano (Linha 12-Safira), Mogi das Cruzes e Estudantes (extensão da Linha 11-Coral).

A ação caracteriza-se pela diversidade literária. Entre as publicações disponíveis, destacam-se clássicos da literatura nacional e estrangeira, infanto-juvenis, didáticos, religiosos e de autoajuda. Na Estação Jardim Romano, a ação será desenvolvida por voluntários do projeto “Adote um Livro e Transforme-se”, liderado pela bibliotecária Grazielli de Moraes. Já nas estações Mogi das Cruzes e Estudante, a campanha será comandada por representantes do Clube Lions Itapety.

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Estação Mogi também contará com a distribuição de material informativo sobre a importância da água, promovendo a reflexão sobre escassez de recursos naturais.

A iniciativa reforça o conceito do bookcrossing, desenvolvido pela CPTM por meio do Projeto Livro Livre, que incentiva o ato de ler e repassar o livro para outro leitor. Além de contribuir cedendo o espaço para os projetos, a CPTM também fornece novos livros para distribuição.

O projeto Livro Livre

Desde 2006, a CPTM realiza anualmente o projeto Livro Livre, que neste ano chegará à sua 10ª edição, promovendo uma corrente de leitura entre os usuários das seis linhas da companhia. A iniciativa propõe estimular o hábito da leitura, a partir da proposta de ler e repassar adiante os livros adquiridos nas estações participantes. O evento acontece no mês de outubro, quando se comemora o Dia Nacional do Livro, em 29 de outubro.

Na última edição, em 2014, a ação foi realizada em 13 estações. Algumas delas, como Luz, Ipiranga, Palmeiras-Barra Funda, Brás, Francisco Morato, Vila Olímpia, Mogi das Cruzes, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra também receberam exemplares para serem disponibilizados aos empregados.

Além da troca e circulação dos exemplares, o Livro Livre conta com intervenções lúdicas e culturais, incluindo encontros com escritores e editores convidados pela CPTM em várias estações No total, já foram distribuídos mais de 130 mil títulos. Para quem quiser contribuir com a iniciativa, as doações podem ser feitas durante todo o ano nas estações da CPTM.

Da CPTM