Três estações da CPTM recebem a Caravana contra a Hepatite C

Campanha para detecção precoce da doença passará pelas estações Santo Amaro, Tatuapé e Mauá

ter, 03/12/2013 - 9h16 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), em parceria com a empresa farmacêutica Roche, está dando continuidade à Caravana contra a Hepatite C em mais três estações: Santo Amaro [Linha 9-Esmeralda], Tatuapé [Linhas 11-Coral e 12-Safira] e Mauá [Linha 10-Turquesa]. Na área paga das três estações, os usuários podem fazer testes gratuitos e obter mais informações sobre a doença.

Na estação Santo Amaro, o atendimento será realizado entre os dias 2 a 6 de dezembro. Na Estação Tatuapé, os serviços serão prestados entre os 2 e 8 de dezembro e, encerrando esta etapa, a Estação Mauá dará apoio à campanha entre 9 e 13 de dezembro. Nas três estações, o horário de atendimento é o mesmo: das 10h às 19h.

Neste ano, a ação também foi realizada nas estações Palmeiras-Barra Funda, Guaianazes, Corinthians-Itaquera, Mauá, Santo Amaro, Tamanduateí, São Caetano, Brás e Prefeito Celso Daniel-Santo André.

A campanha é voltada para os usuários com idade entre 35 e 65 anos ou que apresentem fator de risco para a doença. O teste é rápido: após a picada em um dos dedos da mão, os resultados saem de 10 e 15 minutos. As pessoas que tiverem resultados positivos serão encaminhadas às unidades de saúde, para a confirmação do diagnóstico.

A doença

A hepatite C representa a principal causa de transplantes de fígado no país. O objetivo da campanha é “quebrar o silêncio” de uma doença que pode ficar até 20 anos no organismo sem se manifestar e contribuir para o rastreamento da infecção.

O vírus HCV, causador da hepatite C, é transmitido pelo contato com sangue contaminado. As formas mais comuns de contágio são o uso de agulhas e seringas compartilhadas e a manipulação de materiais contaminados que cortem ou perfurem a pele, como lâminas, bisturis e alicates. Cerca de 90% dos infectados não sabem que estão com a doença e só descobrem quando o problema já está muito avançado, podendo apresentar quadros graves como cirrose ou câncer no fígado.

Serviço

Caravana contra a Hepatite C

Estação Santo Amaro

De 2 a 6 de dezembro, das 10h às 19h

Estação Tatuapé

De 2 a 8 de dezembro, das 10h às 19h

Estação Mauá

De 9 a 13 de dezembro, das 10h às 19h

Da CPTM