Trem da CPTM recebe peça de teatro no fim de semana

“A Cidade dos Rios Invisíveis” conta a história dos bairros ao longo da Linha 12-Safira por meio de música e poesia

qui, 12/05/2016 - 13h45 | Do Portal do Governo

Quem estiver procurando uma atividade diferente para o fim de semana pode apostar em uma viagem de trem divertida. O coletivo Estopô Balaio leva os usuários da CPTM a uma imersão na história dos bairros que margeiam a Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana), com o espetáculo “A Cidade dos Rios Invisíveis”, que tem sessões sábado e domingo, 14 e 15 de maio, a partir das 14h.

Os espectadores embarcam na Estação Brás da CPTM e recebem um fone de ouvido para escutar as narrativas poéticas sobre as paisagens avistadas em torno das estações (Brás, Tatuapé, Penha, Vila Cisper, Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista, Jardim Helena, Itaim Paulista e Jardim Romano).

O percurso dura cerca de 40 minutos e, ao chegar na Estação Jardim Romano, os participantes desembarcam e a peça continua pelas ruas do bairro. Os ingressos são gratuitos (40 pessoas por viagem), porém é preciso se inscrever pelo e-mail acidadedosriosinvisiveis@gmail.com.

A peça é inspirada no livro “Cidades Invisíveis”, do escritor italiano Ítalo Calvino. Na obra, o autor relata a memória das cidades visitadas por Marco Polo, que integravam o reino do imperador Kublai Khan. O enredo atual também traz uma reflexão sobre os alagamentos decorrentes das fortes chuvas na região do Jardim Romano, bairro da zona leste mais atingido por enchentes em 2009.

Coletivo Estopô Balaio

Com o olhar atento às manifestações de dança de rua, grafite e outras intervenções culturais, o grupo tem residência artística no Jardim Romano e conta com a participação de artistas migrantes. Este é o terceiro ano do grupo na CPTM, resgatando as experiências e memórias de atores-moradores da zona leste.

As viagens serão realizadas até o dia 5 de junho, todas as sextas, sábados e domingos, a partir das 14h. O ponto de encontro é o Espaço Cultural da CPTM no Brás.

Serviço

“A Cidade dos Rios Invisíveis” – Coletivo Estopô Balaio
Maio: 13, 14, 15, 27, 28 e 29
Junho: 3, 4 e 5
Sempre às sextas, sábados e domingos
Horário: das 14h às 17h
Ponto de Encontro: Espaço Cultural da Estação Brás da CPTM
Obs.: as reservas devem ser feitas pelo e-mail acidadedosriosinvisiveis@gmail.com.

Da CPTM