Totens do Poupatempo garantiram serviços públicos no Carnaval

Máquinas de autoatendimento já prestaram mais de 5,5 milhões de serviços em pouco mais de um ano

sex, 16/02/2018 - 20h05 | Do Portal do Governo

Os totens de autoatendimento que o Poupatempo instalou este ano em shoppings, supermercados e estações do Metrô Paraíso e Vila Prudente comprovaram como a tecnologia pode garantir o atendimento dos cidadãos mesmo durante os feriados e finais de semana, fora do expediente normal da central de serviços públicos. Entre o sábado e a terça-feira de Carnaval, 697 pessoas usaram os totens para solicitar serviços ou fazer agendamentos de horários para atendimentos no Poupatempo. Na quarta-feira, mais 303 autoatendimentos foram registrados.

Os totens de autoatemdimento do Poupatempo permitem concluir alguns serviços sem necessidade de passar pelas mesas de atendimento. Entre eles estão a solicitação de segundas vias de RG ou CNH, para cidadãos que já passaram pela coleta de dados biométricos para estes documentos nos últimos três anos. Pelos totens o cidadão também pode imprimir de graça e na hora o Atestado de Antecedentes Criminais, documento exigido em processos de contratação ou visitas a presídios, por exemplo.

Entre sábado e quarta-feira de Cinzas, 844 cidadãos usaram os totens localizados fora das unidades do Poupatempo para realizar agendamentos de horários para atendimento de serviços. Outros 136 usaram os equipamentos para tirar o Atestado de Antecedentes Criminais. Foram computadas também cinco solicitações de segundas vias de CNH e duas de segundas vias de RG. Doze cidadãos já fizeram o pagamento de taxas de serviços diretamente nos totens.

Atualmente o Poupatempo conta com um total de 114 totens de autoatendimento, sendo 84 nas 18 maiores unidades fixas do programa e outros 30 em grandes centros de consumo (shoppings e supermercados) e estações do Metrô. O número deverá ser gradativamente ampliado para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos. Desde outubro de 2016, os totens já prestaram mais de 5,5 milhões de atendimentos. Foram mais de 218 mil Atestados de Antecedentes Criminais, além de cerca de 5 mil segundas vias de RG e 2,5 mil segundas vias de CNH com reúso de imagem.

O Poupatempo utiliza também outras tecnologias de atendimento remoto, como o aplicativo para celulares SP Serviços, com mais de 1,7 milhão de downloads, e o atendente virtual Poupinha, que desde janeiro do ano passado já trocou mais de 71 milhões de mensagens com internautas. O portal www.poupatempo.sp.gov.br também dá acesso a serviços eletrônicos e permite agendamento para qualquer unidade.

Agendamento

Para garantir mais conforto aos cidadãos, o Poupatempo trabalha com horários de atendimentos pré-agendados. O agendamento pode ser feito no site do Poupatempo ou pelo aplicativo SP Serviços. Basta fazer o download no celular ou tablet e escolher o dia e hora em que deseja ser atendido.

Outra alternativa é falar com o atendente virtual, o Poupinha, que atende via chat no site do Poupatempo (no canto inferior direito da tela) ou pelo Messenger do Facebook.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação. Iniciado em 1997, conta atualmente com 72 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel que atende a áreas do entorno da Grande São Paulo. Em 2017, o Poupatempo foi eleito pelo terceiro ano consecutivo o ‘Melhor Serviço Público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha.

Assessoria de Comunicação
Diretoria de Serviços ao Cidadão – Prodesp
comunicacao.poupatempo@sp.gov.br