Tosse e crises de asma se agravam no inverno

Baixa umidade do ar é responsável pela maioria dos problemas no aparelho respiratório; pneumologista do HSPE ressalta a importância de procurar orientação médica já nos primeiros sinais

seg, 10/08/2015 - 9h02 | Do Portal do Governo

Irritação nos olhos, sensação de nariz e garganta secos são alguns dos sintomas conhecidos de quem convive com o ar seco, que já é quase rotina, principalmente pela falta de chuvas.

Se a baixa umidade do ar incomoda pessoas sadias, o quadro é mais preocupante para quem tem rinite alérgica e asma brônquica (também conhecida como bronquite asmática).

A pneumologista do HSPE Maria Vera Cruz de Oliveira Castelano chama a atenção para a importância de procurar orientação médica já nos primeiros sinais. “Pode ocorrer tosse seca persistente, associada ou não com crise de asma. Na crise, além da tosse, ocorre falta de ar e chiado no peito. Estes sintomas podem ser intermitentes ou persistentes mas, se não tratados, podem se agravar e, em casos graves, apresentar risco de morte.”

Algumas dicas ajudam a melhorar os sintomas do ar seco, como usar umidificadores de ar ou colocar uma vasilha com água ou toalha molhada no ambiente. “Deve-se, ainda, tomar bastante líquido para hidratar o corpo, não deixar ninguém fumar dentro de casa e usar soro fisiológico para os olhos ou narinas se houver irritação”, lembra a médica.

O uso do condicionador de ar contribui para ressecar o ambiente, portanto, evite permanecer por muito tempo em locais onde exista o equipamento.

Para quem gosta de atividade física, escolha os horários em que o ar está mais úmido, antes das 10h ou após as 17h.

Do Iamspe