Time do Emprego capacita mais 31 novos facilitadores

Os capacitados irão desenvolver atividades em 18 municípios paulistas

ter, 19/03/2013 - 17h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) iniciou na segunda-feira, 18, a 2ª Capacitação de Facilitadores do Time do Emprego. O evento acontece até sexta-feira, 22, no Hotel San Rafael, no centro da capital.

Depois de uma semana de capacitação, os facilitadores serão responsáveis por desenvolver atividades do Time do Emprego nas seguintes cidades: Américo Brasiliense, Americana, Botucatu, Carapicuíba, Embu-Guaçu, Embu das Artes, Ferraz de Vasconcelos, Gavião Peixoto, Iracemápolis, Igarapava, Itapecerica da Serra, Ibirarema, Itaquera, Mogi das Cruzes, Orlândia, Peruíbe, Taboão da Serra e Taubaté.

O coordenador Pedro Nepomuceno e a equipe técnica do programa recepcionaram os 31 facilitadores, que irão atender os Times de 18 municípios do Estado de São Paulo. As atividades de capacitação estão sendo ministradas pela psicóloga Fernanda de Almeida Gonçalves.

Durante a abertura da Capacitação, Nepomuceno afirmou que “o Time do Emprego é um dos programas mais inspiradores da Secretaria, pois motiva e leva autoestima ao trabalhador desempregado. Por isso, aproveitem ao máximo o Programa e contem sempre com o nosso apoio”.

Para a facilitadora Elis Regina, de Embu das Artes, os grupos desenvolvidos pelo Time ajudam na busca do primeiro emprego e no retorno ao mercado. “O programa tem o poder de auxiliar na busca do primeiro emprego, mas também tem fundamental importância no auxílio às pessoas que estão desempregadas e precisam voltar ao mercado de trabalho”, ressalta.

Mais sobre o Time do Emprego

O Programa da SERT, criado em 2001, orienta e prepara o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional. “O diferencial do Time do Emprego é a ajuda mútua existente entre os participantes, a troca de experiências e a procura conjunta por uma oportunidade”, diz o secretário de Estado do Emprego, Carlos Ortiz.

No ano passado, o projeto atendeu 5,6 mil pessoas de 124 municípios paulistas. Desses, 2,3 mil conseguiram recolocação no mercado de trabalho.

Como funciona

Durante os 12 encontros – um a cada semana – os facilitadores apresentam técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho, sugestões para aperfeiçoar aptidões e para produzir um currículo interessante, postura no momento da procura por emprego, dicas de comportamento em entrevistas, entre outros assuntos.

Para mais informações sobre o programa, acesse: www.timedoemprego.sp.gov.br e www.emprego.sp.gov.br.

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho