Terminam nesta quinta as inscrições para o Vestibulinho das Etecs

Inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no site www.vestibulinhoetec.com.br

ter, 15/05/2012 - 13h24 | Do Portal do Governo

As inscrições para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2012 vão até as 15 horas desta quinta-feira, 17 de maio, exclusivamente pela internet, no site www.vestibulinhoetec.com.br. O Manual do Candidato está disponível para download no site. A taxa de inscrição é de R$ 25. O exame será no dia 17de junho.

O Vestibulinho oferece 63.678 vagas para o Ensino Técnico. Este número representa um crescimento de 2.818 vagas em relação ao mesmo período do ano anterior (60.860).

Entre os 79 cursos técnicos oferecidos neste processo seletivo, três são inéditos:

Finanças, nas Etecs Prof. Alfredo de Barros Santos, de Guaratinguetá (40 vagas à tarde) e Dra. Maria Augusta Saraiva, da Capital ( 40 vagas à tarde e 40 à noite); na classe descentralizada de Jandira (40 à tarde e 40 à noite); em escolas estaduais, localizadas nos municípios de Lins: EE Fernando Costa (40 vagas à noite) e São Paulo: EE Ministro Costa Manso e EE Stefan Zweig (ambas com 40 vagas à noite); e em 2 CEUs, também na Capital, à noite: Caminho do Mar ( 30 vagas) e Lajeado (35 vagas).

Legislativo, na Etec Dra. Maria Augusta Saraiva, da Capital (40 vagas de manhã);

Portos, em Santos, na classe descentralizada da Etec Dona Escolástica Rosa (35 vagas, à tarde).

Novidades

Segunda opção de curso: Uma das novidades do processo seletivo deste semestre é que no ato da inscrição o candidato poderá colocar como segunda opção outro curso ou período desde que oferecido na mesma unidade para a qual se inscreveu.

Certificação por competências: o Vestibulinho oferece uma oportunidade para quem já está no mercado de trabalho e tem experiência profissional, mas não possui um diploma. Esses candidatos podem disputar as vagas remanescentes do 2º módulo de 13 cursos técnicos – Administração, Alimentos, Contabilidade, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Logística, Mecânica, Mecatrônica, Nutrição e Dietética, Química e Secretariado. Para concorrer, é necessário ter concluído o Ensino Médio e ter experiência profissional na área do curso, o que será verificado por uma prova com questões de múltipla escolha (realizada na mesma data do Vestibulinho), uma prova prática e uma entrevista. Mais informações no site do Vestibulinho (www.vestibulinhoetec.com.br)

Vagas

Do total de vagas oferecidas, 54.280 são destinadas às 197 Etecs e 87 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec). Esse número inclui as 2.365 vagas oferecidas na modalidade semipresencial por meio do Telecurso TEC para as 61 turmas de 37 Etecs.

Pelo convênio firmado entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura da Capital serão oferecidas 7.863 vagas para cursos técnicos em 105 escolas estaduais de 67 municípios paulistas e 1.535 vagas em 21 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade de São Paulo. As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs.

Inscrições

Para se inscrever no Vestibulinho, o candidato precisa ter concluído ou estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio regular. Quem já concluiu ou está fazendo o ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, a declaração de que está matriculado a partir do 2º semestre da EJA, ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA, boletim de aprovação do Encceja enviado pelo MEC ou o certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

O candidato precisa preencher a ficha de inscrição eletrônica e imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 25, seja para o ingresso no primeiro módulo ou para passar pelo processo de certificação de competência. O valor deve ser pago em dinheiro, em qualquer agência bancária. A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto e posterior confirmação da quitação pela rede bancária.

Inclusão social

O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente e/ou oriundo da rede pública deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

O candidato também deve informar, no momento da inscrição – após verificar se tem direito à pontuação acrescida -, se cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do ensino fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série.

Cabe ao candidato verificar se tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pelo site www.vestibulinhoetec.com.br

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec -, em 263 cidades paulistas. As Etecs atendem cerca de 226 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, mais de 59 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação tecnológica.

Do Centro Paula Souza