Terminais Santo André e Jabaquara recebem Campanha contra Hepatite C

As pessoas que quiserem fazer o teste rápido e conhecer mais sobre a doença devem procurar os agentes de saúde nos dois terminais do Corredor ABD

dom, 24/06/2012 - 20h02 | Do Portal do Governo

Entre os dias 25 e 29 de junho, das 11h às 20h, os usuários dos terminais metropolitanos Santo André e Jabaquara, com idade entre 40 e 69 anos, terão a chance de fazer os testes que podem detectar a presença do vírus HCV, causador da Hepatite C. Os exames são feitos por profissionais da área da saúde e o resultado é obtido em cinco minutos. Caso o resultado seja positivo a pessoa é encaminhada a médicos especialistas.

Devido ao grande número de interessados em fazer o teste rápido, a campanha contra a Hepatite C retornou aos terminais do Corredor ABD (São Mateus – Jabaquara) em junho, começando pelo Terminal Diadema. No mês de maio, cerca de 5.300 testes foram realizados e 84 apresentaram resultado positivo.

Essa iniciativa é resultado da parceria entre a EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e a Roche Brasil, com o apoio da Concessionária Metra, operadora do Corredor ABD.

A doença

De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente três milhões de pessoas têm Hepatite C no Brasil, mas a maioria desconhece. A doença já é a maior responsável por casos de cirrose e transplante hepático no mundo. Os sintomas aparecem somente 20 anos após o contágio.

Com os avanços tecnológicos na medicina, hoje a Hepatite C tem cura e quanto mais rápido o paciente for diagnosticado maiores as chances de bons resultados contra a doença. O teste rápido é uma forma de ajudar aqueles que desconhecem serem portadores do HCV (o vírus da Hepatite C).

Campanhas como esta fazem parte da política de responsabilidade social da EMTU/SP, que por meio de parcerias, promove eventos culturais, de inclusão social e campanhas ligadas à saúde da população.

Serviço

Evento: Campanha contra a Hepatite C

Data: De 25 a 29 de junho

Horário: das 11h às 20h

Locais:

Terminal Metropolitano de Santo André – Rua Visconde de Taunay, s/nº – Santo André/SP

Terminal Metropolitano Jabaquara – Av. Eng.º Armando de Arruda Pereira (entre a Rua dos Comerciários e a Rua Nelson Fernandes) – Jabaquara – São Paulo/SP

Da EMTU/SP