Terminais Metropolitanos da capital e do ABC terão campanha contra Hepatite C

Ação faz parte do mês de conscientização das Hepatites; teste é especifico para pessoas com idade entre 40 a 59 anos

sáb, 12/05/2012 - 19h51 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP, em parceria com a Roche Brasil e apoio da Concessionária Metra, realizará campanha contra a Hepatite C. Na próxima semana, de 14/05 a 18/05 nos Terminais Metropolitanos Santo André e São Mateus, e na semana entre 21/05 a 25/05, nos Terminais Metropolitanos de São Bernardo do Campo e Jabaquara, serão feitos testes rápidos por profissionais da saúde em pessoas entre 40 e 59 anos, além da distribuição de material informativo.

A ação faz parte do mês de conscientização das Hepatites e das comemorações do Dia Nacional de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado no terceiro domingo de maio. Os usuários poderão fazer o teste das 10h às 19h.

De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 3 milhões de pessoas possuem Hepatite C no Brasil, mas a maioria desconhece. A doença já é a maior responsável por casos de cirrose e transplante hepático no mundo. Os sintomas aparecem somente 20 anos após o contágio.

Com os avanços tecnológicos na medicina, hoje a Hepatite C tem cura e quanto mais rápido o paciente for diagnosticado maiores as chances de bons resultados contra a doença. O teste rápido é uma forma de ajudar aqueles que desconhecem serem portadores do HCV (o vírus da Hepatite C). O resultado é obtido em cinco minutos e se der positivo, a pessoa será encaminhada para médico especialista.

Serviço

Evento: Campanha contra a Hepatite C

Horário: das 10h às 19h

Datas e locais:

14/05 a 18/05

Terminal Metropolitano Santo André – Leste: Rua Visconde de Taunay, s/nº – Santo André/SP

Terminal Metropolitano São Mateus: Av. Adélia Chohfi, 100 – Jardim Vera Cruz – São Paulo/SP

21/05 a 25/05

Terminal Metropolitano São Bernardo do Campo: Rua Domingo Ballotin, s/nº – Centro – São Bernardo do Campo/SP

Terminal Metropolitano Jabaquara: Av. Eng.º Armando de Arruda Pereira (entre a Rua dos Comerciários e a Rua Nelson Fernandes) – Jabaquara – São Paulo/SP

Da EMTU/SP