Terminais Jabaquara e São Bernardo recebem campanha contra a hepatite C

O objetivo da ação, que faz parte da política de responsabilidade social da EMTU/SP, é incentivar o diagnóstico precoce da doença

seg, 14/10/2013 - 15h55 | Do Portal do Governo

A partir desta segunda-feira, 14, os terminais metropolitanos do Jabaquara e de São Bernardo do Campo, no corredor ABD, receberão a campanha promovida pela EMTU/SP contra a hepatite C. A ação vai até sexta-feira, 18, promovendo testes gratuitos de identificação do vírus HCV, causador da doença, para pessoas com idades entre 35 e 69 anos. O resultado fica pronto em apenas 10 minutos.

Essa campanha, que visa incentivar o diagnóstico precoce da doença, faz parte da política de responsabilidade social da EMTU/SP e é promovida periodicamente em parceria com a Roche Brasil. Desde o início do ano, 14.283 pessoas já foram atendidas pela campanha, sendo 161 o número de diagnosticados com a presença do vírus.

A doença

Os números da hepatite C são alarmantes: há cerca de 3 milhões de infectados pelo vírus no Brasil. Metade dessas pessoas sequer sabe que é portadora da doença. No mundo, o cenário não é diferente, pois 90% das pessoas contaminadas pelo vírus HCV só tomam conhecimento disso com a doença em estágio avançado.

A hepatite C já é a maior responsável por casos de cirrose e transplante hepático no mundo. A doença tem cura e as chances de sucesso no tratamento aumentam quando o vírus é rapidamente diagnosticado.

Serviço

Evento: Campanha contra a hepatite C
Data: de 14/10 a 18/10
Horário: das 11h às 20h

Terminal Metropolitano do Jabaquara – Av. Eng.º Armando de Arruda Pereira (entre a Rua dos Comerciários e a Rua Nelson Fernandes) – Jabaquara – São Paulo/SP

Terminal Metropolitano de São Bernardo – Rua Domingo Ballotin, s/nº – Centro – São Bernardo do Campo/SP

Da EMTU