Termina nesta segunda a inscrição para o vestibular das Fatecs

O vestibular para o segundo semestre de 2012 oferece 11.895 vagas, distribuídas entre as 55 Fatecs do Estado

dom, 10/06/2012 - 9h09 | Do Portal do Governo

As inscrições para o processo seletivo das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.vestibularfatec.com.br, até as 15h desta segunda-feira, 11 de junho. O exame será no dia 1º de julho.

O vestibular para o segundo semestre de 2012 oferece 11.895 vagas, distribuídas entre as 55 Fatecs, o que representa um crescimento de 1.035 vagas em relação ao mesmo período do ano anterior (10.860).

No ato de inscrição, o candidato pode colocar como segunda opção um outro período do mesmo curso, desde que oferecido na mesma faculdade; ou qualquer período do mesmo curso da primeira opção, de outra Fatec; ou ainda qualquer curso com o mesmo conjunto de disciplinas prioritárias (a relação dos cursos está no site www.vestibularfatec.com.br), em qualquer Fatec e período.

Novidades

Duas Fatecs, a de Itaquera, na capital, e a de Diadema, passam a integrar o processo seletivo, oferecendo 160 e 80 vagas, respectivamente. Além da Fatec Pompéia (antes campus de Marília), que já oferece o curso de Mecanização em Agricultura de Precisão, com 80 vagas.

Do total de 62 cursos de graduação tecnológica que serão oferecidos, um é inédito: Produção de Cosméticos, na Fatec Diadema, com 80 vagas, divididas entre os períodos da tarde e da noite.

Três Fatecs vão ampliar os cursos oferecidos:

– Fatec Itaquaquecetuba – Gestão da Tecnologia da Informação (40 vagas de manhã);
– Fatec Mauá – Fabricação Mecânica (80 vagas, divididas entre os períodos da manhã e da noite);
– Fatec Presidente Prudente – Eventos (tarde) e Gestão Empresarial (noite), 40 vagas, cada.

Três Fatecs vão implantar novas turmas em cursos já existentes:

– Fatec Presidente Prudente – Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas à noite);
– Fatec São José dos Campos – Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas à tarde); e
– Fatec Zona Leste, na Capital – Comércio Exterior (40 vagas à tarde).

Inscrições

Para concorrer a uma das vagas do Vestibular, o candidato deve ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso.

Para se inscrever é necessário preencher a Ficha de Inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 70 (em dinheiro), em qualquer agência bancária.

O Manual do Candidato, que traz todas as datas, normas e orientações para o processo seletivo, está disponível para download gratuito no site www.vestibularfatec.com.br.

Inclusão Social

O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se é egresso do ensino público. A comprovação de que cursou integralmente o Ensino Médio na rede pública (federal, estadual ou municipal) será exigida no ato da matrícula por meio da apresentação do histórico escolar ou da declaração escolar, contendo o detalhamento das séries cursadas e o nome da escola.

É indispensável que o candidato verifique se realmente tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site www.vestibularfatec.com.br.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec -, em 264 cidades paulistas.

As Etecs atendem cerca de 226 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, mais de 59 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação tecnológica.

Do Centro Paula Souza