Tempo frio exige cuidados especiais de pacientes com câncer

Medicamentos usados em quimioterapia costumam acentuar sensibilidade às baixas temperaturas e reduzir imunidade, com risco de infecções respiratórias, alerta o Icesp

ter, 23/06/2015 - 12h47 | Do Portal do Governo

Com a queda da temperatura, nesta época do ano, os pacientes que estão em tratamento oncológico devem ter atenção especial à saúde. O alerta é do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, e o maior centro de oncologia da América Latina.

Os medicamentos quimioterápicos costumam acentuar a sensibilidade ao frio, provocando nos pacientes a sensação de formigamento ou de choque, principalmente nas mãos e nos pés.

Para aliviar estes sintomas, é importante manter-se agasalhado e reforçar a proteção das extremidades com o uso de luvas, gorros, tocas de lã e meias grossas. O consumo de chás e de outras bebidas quentes também ajuda a manter a temperatura do corpo.

A medicação também provoca queda na imunidade, aumentando o risco de infecções respiratórias como resfriados e sinusites. Para prevenção, é essencial lavar bem as mãos, diversas vezes ao dia, além de evitar ambientes fechados e climatizados. Os pacientes que estão internados não devem receber visitantes que estejam com os sintomas da gripe.

Quem for viajar deve continuar seguindo todas as recomendações médicas e, principalmente, não se esquecer de levar todos os remédios prescritos pelo especialista. “Mesmo fora de casa, o tratamento não pode ser interrompido sem que haja indicação clínica”, destaca a coordenadora da Oncologia Clínica do Icesp, Maria Del Pilar Esteves Diz.

Outras recomendações simples, mas importantes, são o consumo de alimentos frescos – de procedência confiável – e hidratação regular, com ingestão de água e outros líquidos.

Durante o tempo frio, a pele fica menos exposta, mas não está totalmente protegida dos raios solares. Por isso, o uso de filtro solar (fator de proteção 15, no mínimo) não deve ser dispensado nem no tempo frio.

Da Secretaria da Saúde