Tecnólogos da Fatec de São Bernardo desenvolvem bicicletário automatizado

O estacionamento, idealizado por alunos graduados no 1º semestre deste ano, é dividido em quatro andares, com capacidade para até 96 bicicletas

ter, 25/08/2015 - 12h08 | Do Portal do Governo

Acompanhando a tendência de uso de bicicletas como meio de transporte, quatro estudantes de Automação Industrial da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Bernardo do Campo criaram um estacionamento automatizado para bicicletas, em seu projeto de conclusão de curso.

O bicicletário idealizado por Fabio Negrini, Jefferson Martins da Silva, João Victor Ferreira da Silva e Jairo dos Santos Silva, graduados no 1º semestre deste ano, tem cerca de 7,5 metros de diâmetro por 7 de altura, divididos em quatro andares, com capacidade para até 96 bicicletas. O tamanho pode ser adaptado de acordo com a demanda.

A ideia é compactar ao máximo o espaço de armazenamento das bicicletas, aumentando a possibilidade de implantação do sistema. “Durante nossas pesquisas apareceram alguns modelos de difícil viabilização no Brasil, como um estacionamento subterrâneo que existe no Japão. Tentamos reduzir ao máximo, pensando no tamanho das bicicletas, para tornar possível a instalação em vários lugares diferentes”, explica Fabio Negrini.

Totalmente automatizado, o bicicletário dispensa a intervenção de um funcionário. Pode ser acionado por um cartão pré-cadastrado, tanto no momento de guardar, quanto para retirar o veículo.

Uma das possibilidades sugeridas pelo grupo é integrar o sistema às redes de vale-transporte municipais e intermunicipais, como o cartão Bilhete Único, por exemplo. “Apresentamos o projeto para empresários e para a prefeito de São Bernardo do Campo”, conta Fábio.

Piloto

Os tecnólogos esperam conseguir um aporte para desenvolver, ao menos, um piloto. O valor estimado para a montagem do protótipo é de R$ 400 mil a R$ 500 mil. “Esse investimento com certeza vai trazer retorno em ação social, olhando para o interesse público”, aponta o estudante. “O mercado ainda não tem estrutura para atender essa demanda de forma segura e prática para o usuário.”

Segundo dados do Ibope, o número de pessoas que utilizam bicicleta para se locomover na capital aumentou 50%, entre setembro de 2013 e mesmo mês de 2014.

Do Centro Paula Souza