Técnicos do DAEE participam do XVII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas

Participantes integram a equipe do Escritório de Apoio Técnico de Rio Claro, especializado na gestão de recursos hídricos subterrâneos na bacia do Médio Tietê

dom, 21/10/2012 - 16h48 | Do Portal do Governo

O geólogo Otávio Galembeck, o geógrafo Lucas Camargo Marquezini e o estagiário Alan Peterson Lopes, que integram a equipe técnica no Escritório de Apoio Técnico de Rio Claro, representarão o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) no XVII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, que será realizado entre os dias 23 e 26 de outubro na cidade de Bonito, no Estado do Mato Grosso do Sul.

A equipe apresentará, no dia 25 de outubro, o painel técnico “Aplicação de um sistema de informações geográficas na análise de outorga de recursos hídricos subterrâneos: um exemplo no município de Jundiaí-SP”, que foi desenvolvido com base na implantação de ferramentas do SIG (Sistema de Informações Geográficas) como forma de gestão orientada à concessão de outorgas para implantações de empreendimentos, licenças de perfuração e direito de uso de recursos hídricos subterrâneos.

O EAT de Rio Claro integra a Diretoria de Bacia do Médio Tietê, é especializado na gestão de recursos hídricos subterrâneos na bacia do Médio Tietê e conta com um banco de dados com informações sobre mais de 8 mil poços outorgados, cadastrados ou com regularização em trâmite em mais de 90 municípios.

O uso das ferramentas do SIG permite realizar aferições mais precisas sobre a existência de outros poços em uma região, os índices de vazão necessários, ocorrência de áreas contaminadas e áreas de interferência, possibilitando uma tramitação mais rápida e eficiente nos processos de outorga para uso da água. Dessa maneira, torna-se um instrumento importante para agilidade e eficácia de procedimentos de outorga.

O evento deverá reunir mais de 400 técnicos e é promovido pela ABAS (Associação Brasileira de Águas Subterrâneas), que realizará em paralelo o XVIII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e a VII FENÁGUA – Feira Nacional da Água. O objetivo é discutir temas como a gestão integrada de recursos hídricos, restrição de uso de águas subterrâneas, eventos extremos, valor econômico da água, instalação de empreendimentos agropecuários e suas relações com a água, entre outros. O congresso também promoverá estudos sobre o Aquífero Guarani, que passa por quatro países (Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai) e oito Estados brasileiros – São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Do DAEE