Teatro é aliado na prevenção ao bullying na rede estadual de ensino

Secretaria da Educação entregará, neste semestre, 3,3 mil kits para as escolas

ter, 04/08/2015 - 20h03 | Do Portal do Governo

As escolas estaduais ganharam um novo aliado na prevenção ao bullying e a outros conflitos escolares: o teatro. Em parceria com o Instituto Sou da Paz, a Educação distribuiu um novo material formativo para que professores saibam usar as dinâmicas teatrais como instrumento pedagógico e protetor dos conflitos escolares. No total, serão 3,3 mil kits, entregues a partir deste novo semestre letivo.

A ideia foi inspirada em um projeto piloto em que 138 professores de 114 escolas foram formados. Estas unidades permanecem usando a técnica que amplia a cultura de paz e ainda aproxima a comunidade da escola. O kit oferece roteiros de peças, com temáticas diferentes e que propõem a interpretação de cenas do cotidiano comuns ao universo jovem. Os alunos se colocam no lugar do outro e vivenciam situações que ajudam a compreender estas vivências e, assim, evitar conflitos.

A proposta é que a dinâmica, inicialmente, seja aplicada pelos professores mediadores, um educador que atua na rede estadual formado especificamente para identificar vulnerabilidades e traçar estratégias preventivas. Após a experiência, o modelo pode ser replicado e utilizado pelo docente de qualquer disciplina.

Professor Mediador

Neste início de 2015, são 2,7 mil profissionais em atividade, número 133% maior do que o registrado em 2010, quando o projeto começou. As capacitações e treinamentos são oferecidos ao longo do ano e novos profissionais são incluídos ao grupo destes docentes.

Diálogo com o Teatro

Criado em 2011 pelo Instituto Sou da Paz, o projeto Diálogo com o Teatro está inserido dentro da metodologia do Sistema de Proteção Escolar, que visa à prevenção da violência no ambiente escolar. A iniciativa tem como objetivo capacitar professores e gestores para realizar uma intervenção nas escolas na qual atuam usando o teatro como ferramenta para a criação de um espaço de diálogo e prevenção à violência.

Da Secretaria da Educação