Tarsila e Portinari em destaque no Palácio Boa Vista de Campos do Jordão

Em um novo percurso em seu espaço expositivo, o Acervo mostra cerca de 50 obras - parte da coleção de arte modernista do Governo do Estado

qua, 07/10/2015 - 20h23 | Do Portal do Governo

Uma das pinturas símbolo de São Paulo, “Operários”, de 1933, de Tarsila do Amaral e “Tempestade acalmada”, de 1955, de Cândido Portinari, são destaques que a Curadoria do Acervo dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo apresenta no Palácio Boa Vista, de Campos do Jordão.

Em um novo percurso em seu espaço expositivo, o Acervo mostra cerca de 50 obras – parte da coleção de arte modernista do Governo do Estado. Estão sendo exibidas esculturas e pinturas de artistas como Alfredo Volpi, Aldo Bonadei, Vicente do Rego Monteiro, Emiliano Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, José Pancetti, Anita Malfatti, Cícero Dias, Francisco Rebolo e Victor Brecheret, acompanhadas de mobiliário colonial brasileiro.

A mostra se desenvolve em um percurso cronológico nos primeiros ambientes de visitação. Assim, o visitante pode ter uma compreensão dos distintos momentos do modernismo brasileiro, por meio da diversidade das obras da coleção de arte do Acervo dos Palácios.

O Palácio Boa Vista foi inaugurado em 21 de julho de 1964, pelo então governador Adhemar de Barros, para servir de residência de inverno do chefe do executivo paulista. Com o passar dos anos, adquiriu outra função: a de museu aberto ao público. Numa área de quase 3 mil metros quadrados, dividida em 35 ambientes e 105 cômodos, o Boa Vista abriga um grande acervo artístico e cultural, como mobiliários dos séculos XVII e XVIII, antiguidades, esculturas, peças decorativas, objetos religiosos, e obras de artistas contemporâneos.

Serviço

Horário: de quarta-feira a domingo e feriados, das 10h às 12h e das 14h às 17h
Local: Palácio Boa Vista – Avenida Adhemar de Barros, 3.001 – Campos do Jordão/SP
Entrada gratuita
Informações: (11) 2193-8282 ou monitoria@sp.gov.br

Grupos acima de 10 pessoas: de quarta a sexta, às 9h, 11h e 14h (agendamento em www.acervo.sp.gov.br)

Acervo dos Palácios do Governo do Estado de SP
Assessoria de Imprensa
(11) 2193-8564