Surdos aprovam aplicativo que traduz informações do Poupatempo para Libras

Mais de cem integrantes da comunidade surda já testaram o aplicativo que traduz textos para a Língua Brasileira de Sinais

qui, 13/10/2016 - 12h47 | Do Portal do Governo

O aplicativo que traduz de português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) as informações sobre serviços prestados pelo Poupatempo foi testado por 102 surdos nos primeiros 40 dias de testes em três postos. A pesquisa com esse universo mostrou que 77,5% usariam novamente e recomendariam a solução.

A solução foi desenvolvida pela startup Hand Talk e os testes estão sendo realizados nos postos do Poupatempo da Sé, de Santo Amaro e de São José dos Campos desde o dia 1º de setembro e vão até o final do ano. O app permite que o deficiente auditivo tenha acesso a um vídeo em Libras, a partir de um código de resposta rápida (QR Code). Ao acessar o vídeo, ele fica sabendo, na Língua de Sinais, o que precisa para obter seu documento.

Para a realização dos testes, o código de barras foi inserido no material informativo sobre o RG e a Carteira de Trabalho, que estão entre os serviços mais procurados no Poupatempo.

Escola para Surdos

Entre os surdos que participaram dos testes estão alunos da Escola para Surdos ‘Instituto Santa Teresinha’. Acompanhados por professores e pela vice-diretora Andrea Bast, os estudantes visitaram o posto da Sé e foram recebidos por colaboradores treinados em Libras.

Os postos disponibilizam tablets, com aplicativo para ler o código, para aqueles que não têm um smartphone. Este dispositivo é necessário para ler o QR Code e “conectar” o cidadão com o Hugo (avatar criado pela Hand Talk para a comunicação via sinais).

Fotos disponíveis aqui

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação. Desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, o Poupatempo já prestou mais de 512 milhões de atendimentos. Atualmente, conta com 72 postos fixos e uma unidade móvel, instalados em todas as regiões administrativas do Estado, que atendem mais de 175 mil cidadãos por dia.

Em 2016, o Poupatempo foi eleito pelo segundo ano consecutivo o ‘melhor serviço público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha. Em pesquisa anual de satisfação, o Poupatempo obteve 97% de aprovação dos usuários. A Prodesp, que administra o Poupatempo desde a sua criação, foi eleita em 2016 a ‘melhor indústria digital do Brasil’, no ranking Melhores & Maiores da revista Exame.

Assessoria de Comunicação
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