Superlaboratório de análises de órgãos e tecidos para transplante já opera em plena capacidade

Tempo médio de entrega de resultados de exames foi reduzido de 15 para três dias

qui, 27/09/2012 - 20h01 | Do Portal do Governo

O superlaboratório para análises patológicas de órgãos e tecidos utilizados em cirurgias de transplante atingiu sua capacidade máxima de operação. O novo serviço do Hospital de Transplantes “Euryclides de Jesus Zerbini”, na capital paulista, é referência para centros transplantadores em todo o Estado, e no futuro também deverá atender hospitais de outras localidades do país.

O governador Geraldo Alckmin comentou a importância do novo serviço. “Para dar mais um passo na ciência, nós entregamos novos equipamentos do Laboratório de Histocompatibilidade no Hospital dos Transplantes do Estado, que vão tornar o exame de biópsias mais rápido e esclarecer dúvidas. Um dos principais problemas dos transplantes é a rejeição e para que isso não ocorra a histocompatibilidade é fundamental”, afirmou o governador.

Com modernos equipamentos de captação eletrônica de imagem e microscópios altamente avançados, o novo laboratório irá agilizar a realização de biópsias de rim, fígado e medula óssea, para avaliação da qualidade de órgãos e tecidos de possíveis doadores antes de um transplante ocorrer. A capacidade será de até 60 mil exames por ano. O investimento foi de R$ 1 milhão.

As biópsias também são fundamentais no controle pós-operatório de pacientes transplantados, para que os especialistas acompanhem a evolução da cirurgia, evitando a rejeição do novo órgão. Com uma equipe de médicos patologistas especializada em transplantes trabalhando na avaliação dos exames, o tempo médio de entrega destes resultados vai reduzir de 15 para três dias, no caso dos pacientes já transplantados.

Fazem parte do corpo clínico especialistas em uro-oncologia, que cuidam da demanda do Centro de Referência da Saúde do Homem, situado no mesmo complexo hospitalar. São mais de 1,2 mil análises por mês, para auxiliar na detecção de patologias como câncer de próstata e de bexiga, o que irá proporcionar maior agilidade no diagnóstico, contribuindo, assim, para a detecção precoce da doença, fundamental para o sucesso do tratamento.

Inaugurado em junho de 2010, o Hospital de Transplantes (antigo Hospital Brigadeiro) realiza, gratuitamente, pelo SUS (Sistema Único de Saúde), cerca de 15 mil atendimentos por mês, entre transplantes, neurocirurgias, cirurgias urológicas e tratamentos a pacientes hemofílicos.

Da Secretaria da Saúde