SP ultrapassa 1 milhão de crianças vacinadas contra Covid-19

25,01% da população-alvo no estado de São Paulo já tomou pelo menos uma dose da vacina

sáb, 29/01/2022 - 15h04 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo ultrapassou neste sábado (29) a marca de 1 milhão de crianças de 5 a 11 anos de idade vacinadas com a primeira dose da vacina. No total, 25,01 do público infantil desta faixa etária já foi vacinado em SP.

“São Paulo é o que mais vacina as crianças no Brasil e o nosso objetivo é acelerar ainda mais a imunização do público infantil. Todas as vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e disponíveis no Sistema Único de Saúde são seguras e eficazes”, destaca a Coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

O Governo de SP antecipou para ontem (28) a vacinação das crianças de 5 a 8 anos de idade contra COVID-19, prevista anteriormente para começar no dia 31 de janeiro. Com 100% das doses da Coronavac e da Pfizer distribuídas aos municípios, o Plano Estadual de Imunização (PEI) abre a vacinação para todas as crianças de 5 a 11 anos de idade.

A decisão levou em consideração a disponibilidade de doses nos 5,2 mil postos de vacinação de todo o estado e a capacidade de imunização dos municípios. No total, a Secretaria de Estado da Saúde já disponibilizou 4 milhões de doses da Coronavac e 900 mil doses pediátricas da Pfizer. Todos os municípios têm vacinas suficientes para imunizar todas as crianças de 5 a 11 anos de idade com a primeira dose.

A vacinação infantil começou em SP no dia 14 de janeiro com as crianças com comorbidades. Na ocasião, o jovem indígena David foi o primeiro vacinado no país e recebeu a vacina no Complexo do Hospital das Clínicas da Capital. No dia 20, com a aprovação da Coronavac pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), SP ampliou a vacinação e começou a imunizar as crianças de 9 a 11 anos.

As crianças de 5 anos e as imunossuprimidas de 5 a 11 anos só podem receber o imunizante da Pfizer, enquanto as demais podem ser protegidas pela Coronavac. É importante salientar que todas as vacinas aprovadas pela Anvisa são seguras e eficazes.

Vacinômetro infantil

As informações sobre a vacinação infantil estão disponíveis no vacinômetro infantil, lançado pelo Governo de São Paulo no último dia 24, e podem ser conferidas no site Vacina Já, por meio do link https://www.vacinaja.sp.gov.br/, e no portal do Governo de São Paulo (www.saopaulo.sp.gov.br). Às 14h42 deste sábado eram 1.001.446 crianças vacinadas.

No site também é possível fazer o pré-cadastro para a vacinação deste público. Ele é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento nos locais de imunização, evitando filas e aglomerações. Para cadastrar os filhos, os pais ou responsáveis devem acessar o site, clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário online.