SP tem Semana de Mobilização contra o Aedes aegypti

As ações coletivas incluem arrastões, limpezas e eliminação de criadouros, além de distribuição de materiais informativos para a população

ter, 03/12/2019 - 9h07 | Do Portal do Governo

Até o próximo sábado (7), acontece a Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes aegypti, que visa engajar a sociedade civil, municípios e organizações públicas e privadas em atividades focadas em controlar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

As ações coletivas incluem arrastões, limpezas e eliminação de criadouros, além de distribuição de materiais informativos para a população.

Neste período, a Saúde pede a colaboração de todos, com algumas dicas de prevenção: deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; retirar dos quintais objetos que acumulam água; cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto; eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja bem ajustado ao vaso; descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura.

A Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) também veiculará mensagens de orientação nos letreiros das rodovias.

“Estamos trabalhando de forma articulada, em parceria com outras secretarias e órgãos do governo do Estado, e com os gestores municipais, para combater o Aedes e as doenças que ele transmite, bem como garantir a devida assistência aos pacientes com casos suspeitos de dengue e demais arboviroses. Contamos com o imprescindível apoio da população, no sentido de contribuir para a eliminação de possíveis criadouros do mosquito, uma vez que 80% dos focos são localizados dentro das residências”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

A Semana Estadual sucede a “força-tarefa” das Secretarias de Estado da Saúde e da Educação, realizada entre 25 e 30 de novembro, com a participação de escolas públicas e privadas focadas no ambiente escolar para eliminar potenciais criadouros do inseto, mantendo o espaço “em ordem” para o período de férias. A ideia é evitar que as águas da chuva fiquem acumuladas durante o recesso.

Criadouros por residência

Balanço inédito realizado pela Secretaria da Saúde, por meio do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) aponta que, em média, 2,5 criadouros do mosquito são encontrados em cada residência do Estado de São Paulo.

A pesquisa classificou os tipos de recipientes em: depósitos elevados (sótãos/forros); depósitos não elevados (ao nível do solo); móveis (vasos de plantas, garrafa pet, potes plásticos); fixos (calhas, lajes, piscinas) pneus; passíveis de remoção (toldos, entulhos, sucatas) e os naturais (plantas, ocos de árvore, bambu por exemplo).

A maior prevalência de larvas do Aedes é em recipientes móveis, chegando a 1,3 criadouros por casa positiva.

O resultado do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado pelos municípios e divulgado pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) entre os meses de outubro e novembro, indica que dos 624 municípios que participaram do balanço, 482 apresentam situação satisfatória, 134 estão em alerta (confira a lista em http://www.saude.sp.gov.br/) e somente 8 municípios (Barra do Turvo, Bento de Abreu, Iguape, Jacupiranga, Pedrinhas Paulista, Restinga, São Vicente e Tuiuti) estão em situação de risco quanto à proliferação do mosquito.

“É necessário que estejamos conscientes da possibilidade de combater a dengue se mantivermos os focos de prevenção. Portanto, é um trabalho de todos nós evitar que águas paradas fiquem dentro de nossas casa”, completa o Superintendente da Sucen, Marcos Boulos.

A classificação de um local como satisfatório, alerta ou risco é calculada com base no Índice de Infestação Predial (IIP). Esse indicador entomológico é calculado pelo número de recipientes com presença de larvas de Aedes aegypti em 100 imóveis pesquisados, sendo considerados satisfatórios aqueles com até 1; alerta, de 1 a 3,9; e risco, acima de 3,9.

Conforme diretriz do SUS (Sistema Único de Saúde), o trabalho de campo para enfrentamento ao Aedes é responsabilidade dos municípios. O Governo do Estado dá suporte no diagnóstico (por meio do Instituto Adolfo Lutz) e em ações de treinamento e monitoramento.

Cenário epidemiológico

Em 2019, até 11 de novembro, foram confirmados 390.654 casos de dengue, com 256 óbitos. Houve ainda 72 casos de zika e 280 de chikungunya, sem óbitos de ambas as doenças.

A dengue é uma doença sazonal, com oscilação de casos e aumento a cada três/quatro anos, em média. Em 2015, por exemplo, SP registrou recorde de infecções, com 709.445 casos e 513 óbitos. Devido à circulação do sorotipo 2 de dengue, neste ano, mesmo os pacientes que já tiveram dengue tipo 1, por exemplo, estão suscetíveis a infecções, o que contribui para o aumento de casos e até mesmo para a ocorrência de quadros clínicos mais graves.

Dez cidades concentram 43,2% dos casos de dengue confirmados e somam 169.062 casos: São José do Rio Preto (32.822 casos); Campinas (26.246); Bauru (26.088); Araraquara (23.876); São Paulo (16.617); Ribeirão Preto (13.748); Birigui (7.916); Araçatuba (7.782); Presidente Prudente (7.584) e Guarulhos (6.383).

Da Secretaria da Saúde