SP tem ‘Dia D’ de vacinação contra a gripe

Idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, puérperas, indígenas, profissionais de saúde, doentes crônicos deverão ser imunizados

sáb, 20/04/2013 - 13h35 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo realizou neste sábado, 20 de abril, com a participação do governador Geraldo Alckmin, o “Dia D” da campanha de vacinação contra gripe. Desde às 8h, mais de 7 mil postos de vacinação, entre fixos e volantes, além de 3 mil veículos, 33 ônibus e quatro barcos ficaram disponíveis para a população se vacinar. Ao todo são aproximadamente 42 mil profissionais da área da saúde, estaduais e municipais, envolvidos na ação.

O governador Alckmin convocou a população a tomar a vacina e ressaltou a importância da campanha para o Estado de São Paulo. “A vacina evita a doença, que é a gripe, e ela previne complicações, pneumonia, internações, infecção, então ela tem uma dupla finalidade: evitar a doença, a gripe, e evitar complicações que às vezes ocorrem especialmente no período do inverno”, lembrou.

Na capital, o Instituto Butantan conta com um posto volante de vacinação até as 15h. No local, a população poderá cortar os cabelos e fazer maquiagens, gratuitamente, no “Cantinho da Beleza”. Pela manhã, foram promovidas atividades interativas como apresentação musical, ioga, acupuntura e atividades físicas

Ao falar sobre o Instituto Butantan, Alckmin lembrou que neste ano a instituição está fabricando a vacina pela primeira vez. “A vacina sempre veio da França, do Pasteur, e pela primeira vez o Butantan está fabricando as vacinas aqui em São Paulo. Sete milhões de vacinas e o ano que vem 20 milhões de vacinas. Nós vamos poder atender o país inteiro e até exportar para outros países da América Latina”, disse.

A Secretaria pretende imunizar contra a gripe cerca de 7 milhões de paulistas até o dia 26 de abril. O número corresponde à meta de 80% dos 8,7 milhões de idosos com 60 anos ou mais, gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos, indígenas, pacientes diagnosticados com doenças crônicas e profissionais de saúde do Estado.

A novidade para a campanha deste ano é a inclusão do grupo de mulheres puérperas (que deram à luz em até 45 dias) entre a população alvo.

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também irá proteger a população contra outros dois tipos do vírus influenza: influenza A H3N2 e B.
“É importante reforçar que, além de crianças, idosos, indígenas e profissionais de saúde, as gestantes e agora as mulheres que realizaram partos em até 45 dias não devem ficar de fora desta importante campanha. Vale esclarecer também que a vacina não provoca, de maneira nenhuma, gripe em quem tomar a dose, pois é feita de pequenos fragmentos do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.