SP registra migração do ensino noturno para diurno no Ensino Médio

Levantamento da Educação ainda aponta menor taxa de distorção idade/série

qui, 26/03/2015 - 20h03 | Do Portal do Governo

Levantamento inédito feito pela Secretaria da Educação mostra uma mudança no perfil das matrículas no Ensino Médio paulista. Enquanto em 2012, 43% dos alunos estudavam no período noturno, hoje o percentual não ultrapassa os 30% em todo o Estado. Por outro lado, o número de estudantes em salas da manhã aumentou para 70%. A mudança é resultado do esforço em garantir que crianças e jovens estejam na escola na idade e série corretas e que o estudo durante à noite seja destinado prioritariamente aos alunos que precisam trabalhar.

Outra razão para a migração dos alunos para a manhã são as opções de jornada estendida (modelo de tempo integral, cursos de idiomas e formação técnica) e o trabalho de estudo da demanda realizado pelo Departamento de Matrículas da Secretaria. Em números absolutos, o total de matriculados no período matutino salta de 844.392, em 2012, para 1.042.207. No noturno, a queda é de 650.337 para 513.399. A quantidade geral de estudantes no ciclo se mantém estável no período.

A política de organização do ensino noturno tem surtido efeito nas taxas de distorção idade série, que mensuram o número de alunos defasados no Estado. A média registrada em 2013 é a menor dos últimos quatro anos. A queda foi registrada em todos os anos.

“A realidade de jovens e adultos mudou no País e foi acompanhada pela Educação no Estado de São Paulo. Nossos levantamentos mostram que enquanto 80% dos nossos estudantes desejam dar continuidade aos estudos após a conclusão do Ensino Médio, a minoria dos estudantes que trabalham em paralelo à escola faz isso por necessidade de ajudar os pais em casa”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald. “Por isso, os nossos programas para o jovem precisam atender a integralidade dos nossos alunos e, simultaneamente, investir para a formação acadêmica e profissionalizante.”

Novas perspectivas na Educação de Jovens e Adultos

Para os estudantes que voltam às salas de aulas após terem interrompido os estudos por qualquer motivo, a Secretaria também tem programas estruturados. Este ano serão oferecidos a todos os matriculados nas 31 unidades dos Centros Estadual de Educação de Jovens e Adultos o programa “EJA – Mundo do Trabalho”. O material tem como eixo norteador o mercado de trabalho e propõem aulas que dialoguem com o cotidiano do aluno e com suas necessidades profissionais. O kit é composto de Caderno do Estudante, Caderno do Professor e conjunto de DVD.

No CEEJA, o aluno recebe uma orientação inicial sobre a organização e o funcionamento do curso de presença flexível, bem como o material didático-pedagógico e os respectivos roteiros de estudos. A matrícula é efetuada por disciplina. O material Mundo do Trabalho também é oferecido, desde 2013, a estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9 º ano) das turmas presenciais de Educação de Jovens e Adultos.

Da Secretaria da Educação