SP recebe matéria-prima para fabricação de 8 milhões de doses da vacina do Butantan

Voo com 4 mil litros de IFA chegou de Pequim na madrugada desta quinta-feira (5) no Aeroporto Internacional de Guarulhos

qui, 05/08/2021 - 8h16 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria acompanhou nesta quinta-feira (5) a chegada de um lote de 4 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) que irão viabilizar a produção de cerca de 8 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, destinadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

“Neste domingo, vamos receber mais dois milhões de doses prontas, totalizando 10 milhões de doses. Com isso, vamos atingir 75 milhões de doses da vacina do Butantan para o Programa Nacional”, afirmou Doria.

A nova remessa chegou no Aeroporto Internacional de Guarulhos às 5h30 em um voo da companhia Swiss International Airlines, que saiu de Pequim (China) e fez escala em Zurique (Suíça) antes de pousar em São Paulo.

A matéria-prima, enviada pela biofarmacêutica Sinovac, parceira do Instituto Butantan, passará pelos processos de envase, rotulagem, embalagem e por um rígido processo de controle de qualidade antes de ser disponibilizada para a população por intermédio do Ministério da Saúde.

Na noite de 1º de agosto, o instituto recebeu carga de 2 mil litros de matéria-prima para produzir e entregar outras 4 milhões de doses.

Até o momento, o Instituto Butantan já disponibilizou 64,8 milhões de doses ao Ministério da Saúde desde 17 de janeiro, quando o uso emergencial do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As vacinas liberadas hoje fazem parte do segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde, de 54 milhões de vacinas. O primeiro, de 46 milhões, foi concluído em 12 de maio.