SP recebe empresas espanholas interessadas em negócios e discute parcerias

Este foi o primeiro de uma série de encontros com estrangeiros que buscam investir em infraestrutura no Estado de São Paulo

qua, 30/05/2012 - 20h36 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado recebeu, nesta quarta-feira, 30, uma comitiva espanhola que reuniu empresários e representantes da Comunidade de Madri, com o objetivo de trocar experiências em infraestrutura e desenvolvimento adquiridos ao longo do tempo pela Espanha. Durante todo o dia foram realizadas reuniões técnicas, visitas a empresas de saneamento e de transportes metropolitanos, apresentações e palestras.

“Como a Europa cresce menos, há muitas oportunidades para as empresas virem aqui participar do desenvolvimento brasileiro, com expertise e engenharia. O [vice-governador Guilherme] Afif esteve na Comunidade de Madri e agora a Comunidade veio até São Paulo. É uma relação entre Estados. Temos uma forte presença espanhola em São Paulo e acho que ela pode crescer ainda mais neste momento”, disse o governador Geraldo Alckmin logo após o encontro.

O “Seminário de Cooperação São Paulo-Comunidad de Madri – Infraestrutura Urbana” foi aberto no início da tarde pelo vice-governador e presidente do Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas (PPPs), Guilherme Afif Domingos, e por Aurelio García de Sola, presidente da Madrid Network. O governador Geraldo Alckmin encerrou o evento com a assinatura de um protocolo de intenções entre o Estado de São Paulo e a Comunidade de Madri. Durante o seminário, foram debatidas as Parcerias Público-Privadas e apresentadas as experiências da cidade de Madri em ferrovia, metrô e saúde.

Cerca de 30 empresas espanholas estavam representadas no evento, que visa mostrar as oportunidades de negócios no Estado de São Paulo e com isso atrair investimentos em obras de infraestrutura.

“Precisamos de novos modelos de investimento. As oportunidades no Brasil excedem a capacidade de gestão do setor privado. Vêm aí projetos grandes como a Copa do Mundo, eventos que demandam nossa capacidade operacional. Daí a importância do diálogo hoje com os senhores”, disse o vice-governador. “É momento de entrarmos nos projetos de infraestrutura com possibilidade de grande retorno financeiro para a Espanha. O Brasil é a bola da vez e São Paulo na pole position”, completou Afif.

Este é o primeiro de uma série de encontros com delegações de investidores estrangeiros interessados no portfólio de obras do Estado de São Paulo. Nos próximos meses, Portugal deve trazer sua delegação. O ministro das Relações Exteriores daquele país aceitou o convite do Governo de SP e assumiu o compromisso. China e Japão também demonstraram interesse em futuros encontros.