SP promove encontro internacional sobre saúde do adolescente

Programação conta com visitas a unidades de saúde estaduais e reuniões científicas para a troca de experiências entre representantes de países do continente americano

dom, 02/12/2012 - 20h07 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde promove pela primeira vez, entre os dias 3 e 7 de dezembro, um encontro internacional para discutir ações e boas práticas em saúde do adolescente.

O evento contará com a participação de aproximadamente 20 especialistas, entre representantes da OPAS (Organização Pan Americana de Saúde), de países como Estados Unidos, Venezuela, Guatemala, Chile e Argentina e irá, entre os principais objetivos, debater projetos, avaliar serviços e, principalmente, apresentar o Programa Estadual de Saúde do Adolescente desenvolvido atualmente no Estado de São Paulo.

A programação do encontro inclui visitas a diversos serviços de saúde ligados à Secretaria de Estado da Saúde como as Casas do Adolescente de Heliópolis e Pinheiros, ambas localizadas na capital paulista, e também as Casa do Adolescente de Carapicuíba e Valinhos.

Também serão percorridas unidades que oferecem atendimento considerado referência no Estado de São Paulo, como ao Hospital Geral de Itapecerica da Serra, onde é desenvolvido o trabalho de parto humanizado, e ao Hospital Pérola Byington, que atualmente abriga o projeto “Terça-feira Rosa”, para atendimento ambulatorial de adolescentes e jovens trabalhadoras.

Além das visitas, serão realizadas reuniões científicas e técnicas para a análise dos serviços que integram o Programa Estadual da Saúde do Adolescente de São Paulo e também apresentações de linhas de pesquisas e educação em assuntos como saúde da mulher na adolescência ou políticas e cuidados empregados ao atendimento a esse público-alvo.

Já nos dias 6 e 7 de dezembro serão promovidos o “I Seminário Internacional de Boas Práticas em Saúde do Adolescente nas Américas” e a “II Oficina de Implantação das Cadernetas dos Adolescentes no Estado de São Paulo”.

“O encontro será uma forma de mostrar alguns dos principais serviços oferecidos pela Secretaria de Estado da Saúde, assim como uma boa oportunidade para a troca de experiências com profissionais que também desenvolvem outros tipos de trabalhos no continente americano”, diz a médica Albertina Duarte Takiuti, coordenadora do Programa Estadual de Saúde do Adolescente de São Paulo.

O último dia do seminário será realizado no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, e contará com a participação do secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, na mesa de abertura. Profissionais da área da saúde e educação poderão participar desta etapa do evento. Os interessados deverão fazer inscrição pelo e-mail saudeadolescente@saude.sp.gov.br até o dia 3 de dezembro. Foram disponibilizadas 1,2 mil vagas.

Confira a programação completa

Da Secretaria da Saúde