SP premia pesquisadores de destaque na luta contra o câncer

Prêmio “Octavio Frias de Oliveira” incentiva a produção de conhecimento para prevenção e combate ao câncer; evento acontece na próxima segunda-feira (5/8)

sex, 02/08/2013 - 15h17 | Do Portal do Governo

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade da rede pública estadual e maior centro de oncologia da América Latina, promove na próxima segunda-feira, 5 de agosto, a entrega do Prêmio Octavio Frias de Oliveira.
A iniciativa tem como objetivo reconhecer e estimular as contribuições das personalidades envolvidas com a área oncológica e seus avanços.

O vencedores são escolhidos por uma comissão julgadora composta por docentes da Universidade de São Paulo, membros do corpo clínico do Icesp e profissionais do jornal Folha de S. Paulo, além de cientistas da Faculdade de Medicina da USP e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), entre especialistas de outras instituições.

Os primeiros colocados em cada categoria vão receber uma premiação em dinheiro, no valor de R$ 16 mil, além de certificados. Mais de 12 médicos e cientistas foram indicados como finalistas para o prêmio de “Personalidade de Destaque”. As categorias “Pesquisa Oncológica” e “Inovação em Oncologia” receberam inscrições de 10 trabalhos científicos de pesquisadores de todo país.

Segundo o médico oncologista Paulo Hoff, diretor do Instituto do Câncer, o prêmio chama a atenção da população para o câncer, a segunda doença que mais mata no Brasil.

“Contra as doenças cardiovasculares, por exemplo, as pessoas já têm conhecimento sobre a ligação com os hábitos de vida saudáveis, a importância da dieta balanceada e da prática do exercício físico. Foram décadas de esforço. No caso do câncer, ainda é preciso investir mais na conscientização”, explica.
O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo fica na avenida Dr. Arnaldo, 251 – Cerqueira César. A solenidade de premiação ocorrerá no auditório do 6º andar.

Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp)
Assessoria de Imprensa
(11) 3893-2211 / 2014