SP premia hospitais ‘amigos do meio ambiente’

Objetivo é estimular prática da preservação ambiental nas unidades estaduais de saúde do Estado de São Paulo

ter, 09/10/2012 - 12h25 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde premiou 15 hospitais, institutos, fundações e autarquias que se destacaram em ações de qualidade ambiental neste ano. As unidades receberam o selo “Amigo do Meio Ambiente 2012”, um reconhecimento pelas iniciativas e projetos desenvolvidos que visam à preservação ambiental com a adoção de soluções práticas, efetivas e ecologicamente sustentáveis.

“Muitas dessas ações foram responsáveis pela reciclagem de toneladas de papel e pela a eliminação de utilização de aparelhos com mercúrio férrico, além do plantio de milhares de mudas de árvores. Sem dúvida, as ações contribuem para a preservação ambiental em todo o Estado”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri.

Entre os ganhadores está o Hospital Estadual de Sapopemba, com o projeto ‘HESAP de Economia Consciente’, que já reduziu em 65% o consumo de papel na unidade e visa, até o final de 2013, atingir a meta de 90%, além de estimular o uso consciente de energia elétrica, água e gás reduzindo gastos e ajudando na preservação do meio ambiente.

O Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, foi premiado pelo projeto de uso racional da água, atingindo a meta de reduzir em 10% o consumo na unidade.

Outro hospital condecorado com o selo foi Estadual de Diadema, que apresentou um relatório de sustentabilidade para reduzir o consumo de água e energia elétrica. Além disso, a separação de resíduos do centro cirúrgico diminuiu a quantidade de materiais a serem incinerados, reduzindo a liberação de poluentes.

O Hospital Regional de Cotia também recebeu o selo pelo desenvolvimento de uma política de gestão de resíduos químicos, conscientizando os profissionais sobre a importância do descarte correto e do cuidado com o manejo dos resíduos químicos até a destinação final.

O gerenciamento de resíduos, plantio de mudas, redução do consumo de energia e a digitalização de exames são iniciativas que além de colaborar com meio ambiente também renderam ao Hospital Geral de Itapecerica da Serra o selo de hospital “Amigo do Meio Ambiente”, reconhecimento do trabalho realizado e um estímulo a manutenção das iniciativas e para o desenvolvimento de novas ações sustentáveis.

Já no Hospital das Clínicas da FMUSP o projeto ganhador do selo foi da confecção de brinquedos a partir de materiais recicláveis, que ajuda no tratamento dos pacientes como terapia ocupacional e recreativa, além de colaborar com o meio ambiente por meio da reciclagem de materiais.

Outra instituição que recebeu a condecoração foi o Instituto de Radiologia do HC-FMUSP, que reduziu o impacto ambiental gerado pelo processo de revelação de imagens radiológicas. Com isso, minimizou a exposição dos trabalhadores aos compostos químicos e reduziu consideravelmente o impacto ambiental advindo desse processo e também reorganizou os procedimentos visando o menor consumo de papel.

Lista completa de ganhadores:

– Hospital Estadual Sapopemba – Projeto HESAP de economia de energia

– Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo – Uso racional da água

– Hospital Cidade Tiradentes – Case de sucesso: práticas de preservação ambiental

– Instituto de psiquiatria do Hospital das Clínicas FMUSP – Perenizando a Cultura de Responsabilidade Socioambiental

– Hospital Estadual de Diadema – Relatório de sustentabilidade

– Instituto Pasteur – Uso racional da água e preservação do meio ambiente

– Hospital Regional de Cotia – Gestão de resíduos químicos: implantação de medidas de qualidade

– Hospital das Clínicas da FMUSP – Confecção de brinquedos com uso de material reciclável: mediando a relação com pacientes internados e os colaboradores

– Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence – Iniciativas da gestão ambiental

– Santa Marcelina de Itaquaquecetuba – Mercúrio: Se difícil eliminá-lo, seja responsável pelo gerenciamento dentro da instituição

– Instituto de Radiologia da Faculdade de Medicina da USP – Redução no impacto ambiental (consumo de papel) e partir da revisão de processos

– Hospital Municipal Vereador José Storopolli – Tratamento de Efluentes no Hospital Municipal Vereador José Storopolli

– Faculdade de Odontologia de Araçatuba – O descarte de lixo por profissionais da saúde e seu impacto sobre o meio ambiente

– Fundação ABC – Oficina de Reciclagem

– Hospital Geral de Itapecerica – HGIS e o cuidado com a saúde do meio ambiente

Da Secretaria da Saúde