SP orienta 4,3 milhões de alunos em dia dedicado à atividade física e à saúde

Programa ‘Agita Galera’ também inclui professores e funcionários da rede estadual de ensino; objetivo é combater o sedentarismo, preservando a saúde e prevenindo doenças

qui, 29/08/2013 - 12h19 | Do Portal do Governo

As secretarias de Estado da Educação e da Saúde realizam nesta sexta-feira, 30 de agosto, o “Agita Galera”, que visa mobilizar cerca de cinco mil escolas públicas da rede estadual para discussão e prática da atividade física.

Como uma espécie de ‘Dia D’ da atividade física na rede estadual de ensino, a iniciativa envolverá 4,3 milhões de alunos, além de professores, funcionários e toda a comunidade escolar para a prática regular de exercícios.

Durante todo o dia, os alunos farão atividades físicas, que incluem brincadeiras, jogos e diversas modalidades esportivas. O objetivo é combater o sedentarismo para prevenir doenças decorrentes do sobrepeso e da obesidade.

Desenvolvido por meio de parceria com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), o evento tem como tema “Atividades Circenses Proporcionam Alegria, Desafios, Felicidade e Liberdade”. A intenção é mostrar o universo do circo e sua riqueza artística e cultural por meio das habilidades típicas deste universo, como o equilíbrio, o malabares, as acrobacias, as expressões corporais, entre outras.

“O projeto quer proporcionar vivências ricas e prazerosas em nossos alunos, para que adotem um estilo mais ativo, saudável e feliz, ao longo de suas vidas”, destaca Luis Carlos de Oliveira, pesquisador do Celafiscs.

Além do “Agita Galera”, que acontece anualmente na última sexta-feira de agosto, o Governo do Estado estimula as escolas estaduais para que estendam as atividades de forma permanente, ao longo do ano letivo.

Mais informações no site do Agita Galera.

Da Secretaria da Saúde