SP lança Prospera Família para incentivar a inclusão produtiva de lares monoparentais

Programa oferece renda, mentoria, qualificação e acompanhamento a pessoas em extrema pobreza e com dependentes na primeira infância

qua, 03/03/2021 - 17h01 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria lançou nesta quarta-feira (3) o programa Prospera Família, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, que promove a geração de renda, autonomia e mobilidade social por meio do acesso ao mercado de trabalho e inclusão. A iniciativa recebeu investimento de mais de R$ 63 milhões e beneficiará 12 mil famílias em 23 municípios do Estado.

“Lançamos o Programa Prospera no Vale do Ribeira no ano passado, sendo há mais de um ano realizado exitosamente no Vale do Futuro. Agora, a vantagem deste programa é que ele prioriza a família como um todo, dá a oportunidade de todos participarem e usufruírem do aperfeiçoamento e do resultado dos seus trabalhos. Mais do que apenas assistência social e financeira, oferece a capacitação para a atividade empreendedora”, afirmou o Governador.

O programa tem como público-alvo famílias monoparentais, com crianças de 0 a 6 anos, em situação de extrema pobreza, (ou seja, que sobrevivem mensalmente com até R$ 89 por pessoa) e estejam devidamente cadastradas no CadÚnico, preferencialmente atendidas por programas e serviços destinados à primeira infância.

“Direcionamos nosso olhar para chefes de famílias com múltiplas vulnerabilidades sociais e que desempenham papéis duplos na criação dos seus filhos. Com isso, buscamos gerar oportunidades para que essas famílias se desenvolvam e conquistem autonomia e sustentabilidade financeira”, explica a Secretária de Desenvolvimento Social do Estado, Célia Parnes.

Inclusão produtiva

Elaborado com base na bem-sucedida metodologia do Prospera Jovem, que já impulsionou a mobilidade social de 400 estudantes do Vale do Ribeira, o Prospera Família visa a inclusão produtiva, estimulando a geração de renda por meio do acesso ao trabalho, empreendedorismo e oportunidades de ofício atrelado a um plano de futuro que combina aspirações pessoais, profissionais, sociais e financeiras; além do incentivo à bancarização e à cultura de poupança, com a transferência de recursos.

Ao todo, participarão 23 municípios de regiões com maior concentração de pessoas em vulnerabilidade social. São eles: Miracatu, Iguape, Capão Bonito, Francisco Morato, São Lourenço da Serra, Embu-Guaçu, Pirapora do Bom Jesus, Juquitiba, Cajamar, Itanhaém, Guararema, Bertioga, Biritiba-Mirim, Teodoro Sampaio, Peruíbe, Mongaguá, Embu das Artes, Itararé, Poá, Registro, Arujá, Itaquaquecetuba e Carapicuíba.

SoundCloud:
https://soundcloud.com/governosp/discurso-governo-de-sp-lanca-o-programa-prospera-familia-palacio-dos-bandeirantes-03032021

Flickr:
https://www.flickr.com/gp/governosp/X7u615

Vimeo:
https://vimeo.com/519206251

Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa
Camila Oliveira – (11) 97308-5526
Paulo Junior – (47) 9953-5062
socialsaopaulo@sp.gov.br