SP lança operação para combater incêndios no período de estiagem

Corta Fogo opera ações para prevenir, monitorar e combater incêndios, garantindo a vida no campo e nas florestas

ter, 29/05/2012 - 11h22 | Do Portal do Governo

O secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, representando o Governo do Estado de São Paulo, lançou a “Operação Corta Fogo – Campo sem Fogo, Campo com Vida” 2012, na quinta-feira, 24, em Ribeirão Preto.

A época de seca em São Paulo ocorre nos meses de junho a outubro. Com escassez de chuvas, as queimadas se alastram, causando prejuízos ao meio ambiente, à saúde da população e ao campo. Nessa época, o ar seco e os fortes ventos, somados às festividades juninas e à maior freqüência das queimadas agrícolas, contribuem para o alastramento de focos de incêndios.

A proposta é implantar um conjunto de ações para prevenir, monitorar e combater incêndios, garantindo a vida no campo e nas florestas. A Operação foi implantada, pela primeira vez, em 2011 e o número de incêndios foi reduzido em 40%, de 2.837 (2010) para 1.779 (2011).

“Neste ano vamos concentrar esforços em conscientizar a população por meio de divulgação em 32 praças de pedágios e para alunos e professores de 185 escolas das áreas prioritárias”, afirmou o secretário Bruno Covas.

Também participaram da cerimônia o comandante do Policiamento Ambiental, Coronel Milton Sussumo Nomura, o comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Reginaldo Campos Repulho, o presidente da Cestesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Otávio Okano, o presidente da Fundação Florestal (FF), Olavo Francisco Reino, o diretor geral do Instituto Florestal (IF), Miguel Luiz Menezes Freitas, e o presidente da União das Indústrias de Cana-de-açúcar (ÚNICA), Antônio de Pádua Rodrigues.

No evento, foram discutidas ações e estratégias integradas, além de um treinamento técnico para as organizações envolvidas no Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e parceiros.

A operação é uma ação conjunta da SMA, Casa Militar, Secretaria da Segurança Pública, prefeituras e seus órgãos interligados, como a Polícia Ambiental, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Cetesb, a FF e o IF.

Reconhecimento

A Fundação Florestal prestou uma homenagem a 14 usinas sucroalcooleiras. As unidades agroindustriais são parceiras das Unidades de Conservação (UCs) na formação de brigadas de combate a incêndios e prestam ajuda nas ocorrências em Parques Estaduais.

População pode ajudar

O cidadão pode ajudar. Não atire cigarros ou fósforos acesos às margens de rodovias. Não solte balões, pois soltar balões é crime ambiental. Evite acender fogueiras. Caso seja necessário, cerque a fogueira com pedras e molhe o chão ao redor. Nunca acenda perto de matas e em dias de vento.

Evite qualquer tipo de queimada. É costume queimar mato alto e lixo, mas a população precisa se conscientizar e buscar alternativas para esses fins. Em caso de queimada agrícola, procurar a Cetesb. E nunca faça queimadas próximo à rede elétrica.

As pessoas que desejarem denunciar essa prática ilegal têm os seguintes telefones à disposição: 190 (para comunicar ocorrências com balões para a Polícia Militar) e 0800-113560 (para denunciar práticas ilegais envolvendo balões).

Da Secretaria do Meio Ambiente