SP investe R$19milhões na estação de passageiros da Travessia SantosVicente de Carvalho

Valor inclui obras no Guarujá e na estação Praça da República e no atracadouro, em Santos, para melhorar acessibilidade

seg, 20/03/2023 - 12h11 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), iniciou nesta segunda-feira (20), no distrito de Vicente de Carvalho, no Guarujá, os serviços de reforma completa, implantação de sistema de combate a incêndio e adequação da acessibilidade do terminal de passageiros da Travessia Santos/Vicente de Carvalho.

Com previsão de conclusão em até oito meses, as obras irão proporcionar mais segurança aos usuários que utilizam a travessia de lanchas, além de garantir a qualidade do atendimento. A travessia Santos/Vicente de Carvalho transporta gratuitamente cerca de 9,6 mil usuários ao dia, entre pedestres, ciclistas, motos e veículos.

“Estamos começando aqui as obras para uma restauração completa da estação de passageiros e do atracadouro, incluída a questão da acessibilidade para todos os usuários, algo que é muito importante para nós”, afirmou a Secretária Natália Resende.

A SEMIL também publicou edital para a revitalização do flutuante e da passarela da estação Vicente de Carvalho, no Guarujá, com melhorias na estação Praça da República, em Santos.

As obras no atracadouro do lado Guarujá, no distrito de Vicente de Carvalho, contemplam a reforma de flutuante, passarelas, cobertura, espaçadores, mastros e iluminação. Já o terminal de passageiros do lado Santos, localizado na Praça da República, receberá uma série de melhorias para adequação às normas de segurança e acessibilidade. No total, são R$ 18,9 milhões em investimentos.

De acordo com a secretária, os investimentos compõem um dos dois eixos de atuação da SEMIL, garantindo a continuidade dos serviços. “No segundo eixo, realizaremos a concessão patrocinada das travessias, com parte dos investimentos feitos pelo Estado, o que permitirá garantir a qualidade do serviço e uma tarifa justa, devido ao ganho de escala que esse modelo representa. Vamos exigir das concessionárias pontualidade, com mais eficiência e segurança”, afirmou Natália.

SERVIÇO
Site: http://www.dh.sp.gov.br/travessias/
Aplicativo Travessias: gratuito, disponível para sistemas Android e Apple