SP integra campanha ‘Junho Vermelho’ de doação de sangue

Em apoio à campanha nacional ‘Eu Dou Sangue pelo Brasil’, prédios da Secretaria de Estado da Saúde e do Icesp serão iluminados durante todo o mês de junho com a cor vermelha

seg, 01/06/2015 - 20h08 | Do Portal do Governo

Para incentivar a doação de sangue, durante o mês de junho, a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo vai realizar uma série de ações que integram a campanha “Junho Vermelho”, promovida pelo movimento nacional “Eu Dou Sangue pelo Brasil”.

A ação tem como objetivo criar a cultura da doação de sangue, reforçar sua importância e torná-la um hábito na vida do cidadão.

Os prédios da Secretaria e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), além de outros na capital paulista (veja abaixo) serão iluminados com a cor vermelha, em alusão à campanha.

O Estado de São Paulo é responsável por 25% do sangue coletado no país; são mais de 850 mil bolsas por ano. De acordo com a Hemorrede, nos meses de junho e julho, as doações caem cerca de 30%; um total de 20 mil bolsas deixam de ser coletadas nesta época. O maior desafio é manter os estoques dos bancos de sangue estáveis através de doadores regulares.

Além da Secretaria da Saúde, a ação contará também com o apoio das secretarias estaduais de Cultura e Desenvolvimento Social, além da Prefeitura de São Paulo, por meio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume).

Na abertura do “Junho Vermelho”, nesta segunda-feira, dia 1º, a Sala São Paulo foi iluminada na cor vermelha, além de exibir um grande banner sobre a importância da doação de sangue.

Ainda no mês de junho, a Secretaria da Saúde realizará uma ação de doação de sangue na Sala São Paulo, para funcionários da secretaria de Cultura e da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

Como doar

Os interessados em doar sangue devem comparecer a um dos 120 postos de coleta, hemonúcleos ou hemocentros espalhados pelo Estado, munidos de documento original com foto. É preciso estar bem alimentado e evitar tanto a ingestão de comida gordurosa nas quatro horas que antecedam a doação, quanto o consumo de bebidas alcoólicas 12 horas antes da coleta.

Na ocasião, é realizado um teste rápido de anemia, além da verificação dos sinais vitais e do peso. Na sequência, ocorre uma triagem clínica por meio de entrevista confidencial sobre o estado de saúde, para evitar riscos ao doador e ao receptor.

As doações podem ser feitas por qualquer pessoa saudável, com idade entre 16 e 69 anos, peso acima de 50 quilos, com qualquer fator sanguíneo. O tipo “O negativo” é o menos ofertado e também o mais utilizado, por ser universal.

Para ser um doador regular, é importante comparecer ao posto de coleta de duas a três vezes por ano, com a perspectiva de fidelizar esse compromisso.

A relação de pontos de coleta do Estado e outras informações sobre o assunto estão disponíveis no site da Secretaria da Saúde.

Monumentos iluminados de vermelho no “Junho Vermelho”

· Sede da Secretaria de Estado da Saúde
· Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp)
· Sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social
· Sala São Paulo
· Memorial da América Latina
· Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp)
· Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)
· Fonte do Parque do Ibirapuera
· Monumento às Bandeiras (“empurra-empurra”)
· Viaduto do Chá
· Biblioteca Municipal Mario de Andrade
· Ponte das Bandeiras
· Estátua do Borba Gato
· Câmara Municipal de São Paulo

Da Secretaria da Saúde