SP inicia campanha de testagem de HIV no Estado

Campanha "Fique Sabendo" incentiva a prevenção por meio da realização de testes de HIV, sífilis, exames e ações de conscientização

ter, 28/11/2017 - 10h59 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde deu início nesta segunda-feira, 27 de novembro, à Campanha de Testagem “Fique Sabendo”, que incentiva a prevenção por meio da realização de testes de HIV, sífilis, exames e ações de conscientização.

Cerca de 350 mil exames serão ofertados com a mobilização dos 597 municípios que participam da décima edição da campanha, realizada anualmente por meio do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP. As atividades serão desenvolvidas até o dia 2 de dezembro.

No decorrer da semana, serão disponibilizados 150 mil testes rápidos de HIV, 150 mil testes rápidos de sífilis, 25 mil exames convencionais de HIV e outros 25 mil exames convencionais de sífilis.

Neste ano, mais de 4 mil unidades de saúde participarão da campanha, que também abrange ações extramuros feitas em parceria com outras entidades, como ONGs locais, tendo em vista a disseminação de orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento. Em todo o Estado, 217 municípios abrirão as portas de suas unidades ou realizarão ações extramuros nos finais de semana que antecedem e/ou sucedem o Dia Internacional de Luta contra a Aids, 1º de dezembro.

“O número de municípios que participarão da campanha é expressivo, se considerarmos que 347 possuem menos de 15 mil habitantes e 286 municípios cadastrados na campanha reportam possuir até 3 unidades de saúde na rede de serviços da Atenção Básica”, observa Artur Kalichman, coordenador do Programa Estadual DST/Aids-SP.

Mais de 5,1 milhões de materiais informativos e de divulgação foram distribuídos pelo Estado, como folders e cartazes sobre a importância das testagens de HIV e sífilis, instruções referentes à disponibilização e uso de preservativos, bem como sobre testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C.                                                                                                                      

Também foram distribuídos regionalmente materiais de apoio às atividades, como 8 mil sacolas de pano para transporte de material de prevenção em ações extramuros, 2 mil bolsas térmicas destinadas ao transporte de kits de testes em ações extramuros de testagem, 20 mil jalecos e 21 mil camisetas para divulgação nas unidades de saúde, assim como nas ações extramuros.

Da Secretaria da Saúde