SP implanta cartão SUS com nome social para travestis e transexuais

CRT-Aids é a primeira unidade pública de saúde a oferecer o serviço no Estado; medida irá beneficiar de imediato cerca de 1,5 mil usuários do SUS paulista

sex, 15/03/2013 - 12h44 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo acaba de implantar, por meio do CRT- Aids (Centro de Referência e Treinamento DST – Aids), a emissão do cartão SUS com nome social. A medida, inédita no Estado, já está em vigor e irá beneficiar, inicialmente, cerca de 1,5 mil usuários cadastrados no Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais do CRT, localizado na zona sul da capital.

A emissão do cartão, válido para atendimento em qualquer serviço público de saúde, é instantânea. Para solicitar o serviço, basta comparecer ao CRT, portando um documento de identificação, e informar o nome social escolhido para ser incluso no cartão. O serviço de emissão funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h30.

“A inclusão do nome social de travestis e transexuais no cartão SUS visa permitir que esse público seja atendido em qualquer unidade de saúde sem passar por constrangimentos. Além disso, esperamos que esta medida contribua ainda para a redução do preconceito e discriminação historicamente sofridos por esta população”, diz Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids da Secretaria.

Do total de 1,5 mil usuários matriculados no Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais do CRT, 65% se denominam transexuais, 30% se consideram travestis e outros 5% são divididos entre mulheres trans (mulheres nascidas em corpo masculino) e indefinidos.

O Centro de Referência e Treinamento fica na Rua Santa Cruz, 81 – Vila Mariana – São Paulo/SP. A unidade também disponibiliza aos usuários o telefone (11) 5087-9833 para mais informações sobre o serviço.

Da Secretaria da Saúde