SP ganha prêmio do Banco Mundial por programa de apoio à vítima de violência sexual

Programa Bem-me-Quer, das secretarias da Saúde, Desenvolvimento Social e Segurança Pública, é reconhecido como a melhor iniciativa na categoria “violência de gênero” da América Latina e Caribe

qua, 05/11/2014 - 17h38 | Do Portal do Governo

O “Programa Bem-me-Quer”, mantido pelas secretarias da Saúde, da Segurança Pública e de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, venceu concurso do Banco Mundial de iniciativas regionais para promover a igualdade de gênero na América Latina e no Caribe, na categoria “violência de gênero”.

Em e-mail enviado à Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Governo de São Paulo, no dia 23 de outubro, a instituição informou que o programa foi escolhido após “uma avaliação e um processo de verificação rigorosos”. A candidatura do “Programa Bem-me-Quer” foi apresentada pelo assessor de Cooperação Internacional do Governo de São Paulo, Andrey Pereira Brito.

O prêmio reconhece a excelência em iniciativas que abordam a gravidez na adolescência, violência de gênero e a participação das mulheres na tomada de decisões. Inédito no Brasil e na América Latina, o programa paulista conquistou o reconhecimento por prestar atendimento especial e integrado às pessoas, especialmente mulheres jovens e crianças, que sofreram crimes relacionados à violência sexual, desde a assistência policial, pericial, médico assistencial, psicológico e apoio jurídico.

A cerimônia de premiação será na sede do Banco Mundial em Washington, DC, no dia 4 de dezembro. Enquanto estiverem no distrito americano, os vencedores terão a oportunidade de realizar um intercâmbio de colaboração com equipes de pesquisa e implementação de projetos do Banco Mundial e do exterior. As organizações vencedoras receberão apoio técnico e material promocional para as suas iniciativas.

Vencer o concurso significa ter as iniciativas do programa incluídas em um inventário das melhores práticas regionais do Banco Mundial. Além disso, o premiado será divulgado em materiais impressos e on-line, através das redes sociais da instituição.

Para o assessor especial para Assuntos Internacionais do Governo de São Paulo, Rodrigo Tavares, “um dos principais ganhos para o programa e para São Paulo é se tornar ainda mais visível para o mundo e chamar a atenção para o delicado tema da violência sexual.”

“O prêmio reconhece a qualidade da assistência especializada e humanizada às mulheres vítimas de violência sexual e torna a iniciativa um case mundial”, afirma David Uip, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

Sobre o Bem-me-Quer

Criado em 2001, o Programa Bem-me-Quer de Atendimento Especial às Vítimas de Violência Sexual, do Hospital Pérola Byington, é considerado referência internacional no atendimento a mulheres e crianças. Atualmente, a maioria dos casos atendidos é de crianças com menos de 12 anos, violentadas dentro da própria casa. Os agressores mais comuns são: pais, padrastos e avós ou pessoas muito próximas da criança na comunidade onde vivem. O Bem-me-Quer proporciona atendimento bio-psicossocial e jurídico.

Desde sua fundação, o programa já realizou 29.941 atendimentos, sendo 12.800 crianças (42,7%), 8.988 adolescentes (30,0%) e 8.153 mulheres adultas (27,3%).

O concurso do Banco Mundial

O concurso tem como objetivo descobrir, documentar e compartilhar iniciativas inovadoras, eficazes e sustentáveis que abordam esses desafios-chave de gênero dentro da região. O concurso busca incentivar a cooperação, a partilha de informação e a aprendizagem por meio da expansão de redes dentro e fora do Banco Mundial, e fortalecer as redes de indivíduos, grupos e organizações que trabalham para melhorar a igualdade de gênero na América Latina e no Caribe.

Comunicação Internacional do Governo do Estado de SP
(11) 2193-8582