SP está pronto para fornecer 10 milhões de doses da Coronavac ao Brasil

Butantan encaminha proposta e aguarda posição do Ministério da Saúde; novas doses vão reforçar imunização de crianças em todo o país

qua, 02/02/2022 - 13h37 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria confirmou, nesta quarta-feira (2), que o Estado de São Paulo está preparado para efetuar a entrega imediata de 10 milhões de doses da Coronavac ao Ministério da Saúde. O Instituto Butantan já colocou as vacinas à disposição do Governo Federal para reforçar a imunização de crianças a partir de 6 anos contra a Covid-19 em todo o Brasil.

“O Instituto Butantan tem disponibilidade de fornecimento imediato de 10 milhões de doses da vacina Coronavac, aprovada pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], para as crianças de outros estados brasileiros. E aqui em São Paulo podemos ver a aceleração que felizmente conseguimos dar na imunização de crianças contra a Covid-19”, disse Doria.

A aplicação da Coronavac em crianças e adolescentes foi aprovada pela Anvisa no dia 20 de janeiro. Na última terça (1), o Butantan encaminhou ofício ao Ministério da Saúde com a proposta de fornecimento de 10 milhões de doses do imunizante. O documento foi enviado em resposta a consulta da própria pasta federal.

O Butantan dispõe de 10 milhões de doses já envasadas e certificadas pelo rigoroso controle de qualidade do instituto, além de 20 milhões adicionais para entrega em até 25 dias, mediante assinatura do contrato pelo Governo Federal.

Em 2021, o Butantan forneceu 100 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunizações, encerrando o contrato antes do tempo previsto, em meados de setembro. A CoronaVac foi a primeira vacina aplicada no país e garantiu a proteção dos grupos mais vulneráveis ao coronavírus, como idosos e profissionais de saúde.

O Butantan informou que possui capacidade para atender a qualquer outra demanda relacionada ao fornecimento de doses da Coronavac cronograma pré-definido. A vacina é produzida em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac.