SP Escola de Teatro sedia festa das artes do palco

Evento terá homenagem a Maria Alice Vergueiro, noite de autógrafos da revista A[L]BERTO#4, lançamento do livro de Jefferson Del Rios e entrega do Prêmio Aplauso Brasil de Teatro

qui, 23/05/2013 - 17h34 | Do Portal do Governo

Na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria da Cultura, o próximo dia 27 de maio será marcado por quatro eventos importantes: os lançamentos do número 4 da revista A[L]BERTO e do livro “O Teatro de Victor Garcia – A Vida Sempre em Jogo”, de Jefferson Del Rios, a entrega do Prêmio SP Escola de Teatro e do Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. A noite de festa e homenagens ao teatro vai tomar a Sede Roosevelt da Instituição, é aberta ao público e tem entrada gratuita.

O evento terá início às 19h, com o lançamento do livro “O Teatro de Victor Garcia – A Vida Sempre em Jogo”, de Jefferson Del Rios. Na biografia, o escritor faz um levantamento completo da carreira e da vida pessoal do diretor argentino, seguindo desde seus primeiros passos artísticos na província argentina de Tucumán até seus dias de Brasil, Europa e Oriente Médio. O livro é dividido em duas partes: uma volta-se para a narrativa biográfica, com informações sobre as andanças e realizações de Victor e sua convivência com colegas de arte; e a outra traz o “Caderno de Testemunhos”.

Durante o lançamento, o jornalista e crítico teatral falará aos convidados sobre seu novo trabalho. Logo na sequência, às 19h30, será realizada uma exposição de fotos de Victor Garcia e seus espetáculos. Neste momento, também será exibido trecho de 30 minutos do vídeo da peça “O Balcão”, dirigida pelo argentino em 1969.

Às 20h, acontece o lançamento da A[L]BERTO#4. Neste número, a revista da SP Escola de Teatro traz reflexões sobre a Sonoplastia. Com edição coordenada pela pesquisadora e escritora Silvana Garcia, o bloco temático da publicação, intitulado “Ponto de Convergência”, discute o assunto “A Sonoplastia Como Dramaturgia”, em artigos assinados por Fábio Cardozo de Mello Cintra, Cíntia Campolina, Ricardo Severo e Rafaella Uhiara. O objeto de discussão também tomou conta da “Roda de Conversa”, que aconteceu na Escola e, agora, ganha sua versão impressa, reunindo Martin Eikmeier, Ernani Maletta e Antunes Filho, sob a mediação de Raul Teixeira, coordenador do curso de Sonoplastia na SP Escola de Teatro. Entre outros artigos, a seção “Ensaio Geral” traz texto do diretor executivo da Escola, Ivam Cabral, que discorre sobre o físico a serviço do ator em “O Corpo, Essa Multidão Excitada”.

Já às 20h30, acontece a entrega do primeiro Prêmio SP Escola de Teatro, que, em sua estreia, rende homenagem à atriz Maria Alice Vergueiro. Um dos maiores nomes do teatro nacional ainda em plena atividade, ela estreou nos palcos, em 1962, em “A Mandrágora”, sob a direção de Augusto Boal. Também atuou sob a batuta de José Celso Martinez Corrêa e com o grupo americano Living Theatre. Nos anos 70, fundou, com Luiz Roberto Galizia e Cacá Rosset, o grupo Teatro do Ornitorrinco. Em 2002, afastada do Ornitorrinco, adaptou “Mãe Coragem”, de Bertolt Brecht, sob a direção de Sérgio Ferrara. Recentemente, ficou mais conhecida da nova geração ao estrelar o curta-metragem “Tapa na Pantera”, sucesso no YouTube. E, hoje, comanda uma ocupação, até novembro, com sua atual companhia, o Grupo Pândega de Teatro, na SP Escola de Teatro.

“É com o coração em festa que escolhemos Maria Alice Vergueiro para ser a nossa primeira homenageada com esse prêmio que acabamos de criar. Se o teatro paulistano é o que é, deve, e muito, ao pioneirismo e ao talento da Maria”, diz Ivam Cabral.

E, para encerrar a festa, às 21h, outro prêmio entra em cena. Desta vez, o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro, idealizado e promovido pelo site Aplauso Brasil, editado pelo crítico, pesquisador, dramaturgo e jornalista Michel Fernandes. 

São 12 categorias, cada uma com cinco indicados, na disputa pelo título de Melhores de 2012. No total, foram mais de 11 mil votos, contabilizados durante 15 dias, com o encerramento da votação em 31 de dezembro de 2012, no site (cujo sistema eletrônico é o do Word Press, permitindo apenas um voto por computador). “O artista plástico Fernando Castioni assina o desenho do troféu, cuja confecção é dos aprendizes do Curso de Cenografia da SP Escola de Teatro”, conta Michel Fernandes. O mestre-de-cerimônias será o ator Bruno Fagundes.

A seguir, a lista completa dos premiados com o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro 2012, em suas respectivas categorias:

Melhor Espetáculo de Grupo
“Toda Nudez Será Castigada” – Grupo Macunaíma/ CPT

Melhor Espetáculo de Produção Independente
“Atreva-Se!” – Velloni Produções

Melhor Espetáculo Musical
“Priscilla, a Rainha do Deserto” – GEO

Melhor Ator
Antônio Fagundes por “Vermelho”

Melhor Atriz
Mariana Terra por “Nise da Silveira – Senhora das Imagens”

Melhor Ator Coadjuvante
Antonio Petrin por “Hamlet”

Melhor Atriz Coadjuvante
Rafaela Cassol por “Mormaço”

Melhor Dramaturgia
Ricardo Inham por “Mormaço”

Melhor Elenco
“A Família Addams”

Melhor Diretor
Daniel Lobo por “Nise da Silveira – Senhora das Imagens”

Melhor Trilha Original
João Carlos Assis Brasil Por “Nise da Silveira – Senhora das Imagens”

Destaque
Bibi Ferreira – 90 Anos

Homenagem
Programa Vivo EnCena

Serviço

Lançamentos: Revista A[L]BERTO#4 e livro “O Teatro de Victor Garcia – A Vida Sempre em Jogo”
Prêmios: SP Escola de Teatro e Prêmio Aplauso Brasil de Teatro
Quando: Dia 27 de maio, a partir das 19h
Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt – Praça Roosevelt, 210 – Consolação – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3775-8600
Grátis

Da Secretaria da Cultura