SP Escola de Teatro promove leituras cênicas às segundas

Aprendizes do curso de Direção têm a oportunidade de estreitar seus contatos com obras importantes da dramaturgia contemporânea; a atividade é aberta ao público e tem entrada gratuita

dom, 26/05/2013 - 10h07 | Do Portal do Governo

Desde o dia 20 de maio, os aprendizes do curso de Direção da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, espaço da Secretaria de Estado da Cultura, têm a oportunidade de estreitar seus contatos com obras importantes da dramaturgia contemporânea. Essa é a ideia de um exercício cênico proposto por Rodolfo García Vázquez, coordenador do curso, e pela formadora Bernadeth Alves.

O exercício, que acontece em quatro segundas-feiras na Sede Roosevelt da Instituição, sempre às 19h, consiste na realização de leituras cênicas de textos de autores contemporâneos, como Heiner Müller, Jean-Luc Lagarce, Jon Fosse, Juan Mayorga, Michel Vinaver e René Pollesch. A atividade é aberta ao público e tem entrada gratuita.

“A proposta é que os aprendizes aprofundem o contato com a dramaturgia contemporânea. São autores reconhecidos em todo o mundo, alguns até inéditos no Brasil”, afirma a formadora, que é responsável pela orientação do trabalho. Ela também observa que toda a “espetacularização”, da direção até a luz, ficou a cargo dos aprendizes.

Assim, os aprendizes foram divididos em grupos de quatro ou cinco pessoas. Na primeira parte da atividade, das 19h às 21h, quem apresenta são os aprendizes do Módulo Azul, que trabalham textos relacionados ao eixo temático performatividade. A partir das 21h, é a vez do Módulo Verde, que foca no eixo temático personagem e conflito.

No primeiro encontro, as obras lidas foram “A Missão”, de Heiner Müller (pela parte do Módulo Azul), e “Eu Estava em Minha Casa e Esperava que a Chuva Chegasse”, de Jean-Luc Lagarce (para os grupos do Módulo Verde).

Veja a ficha técnica dos próximos exercícios:

Núcleo 2 
Texto: As regras da arte – Jean-Luc Lagarce
Apresentação: 27/05
Grupo: Adriana Lobo Martins, Rafael Guerche, Maria Hilda de Brito Sobral, Paulo Araujo da Silva

Núcleo 3
Texto: O homem da guitarra – Jon Fosse
Apresentação: 03/06
Grupo: Denis Henrique, Talita Rosa, Eder Bastos

Núcleo 4
Texto: Cidade despida – René Pollesch
Apresentação: 10/06
Grupo: Cibelly Andrade Augusto, Luisa Juppe, Maria Carolina, Reinol Sotolongo

Serviço

Exercício de leituras cênicas do curso de Direção 
Quando: Segundas-feiras (dias 20 e 27 de maio; 3 e 10 de junho), às 19h
Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt – Praça Roosevelt, 210 – Consolação – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3775-8600
Grátis

Da Secretaria da Cultura