SP entrega mais 1 milhão de vacinas do Butantan ao Brasil

Total de doses liberadas ao Ministério da Saúde supera os 56 milhões

seg, 19/07/2021 - 10h49 | Do Portal do Governo

O Vice-Governador Rodrigo Garcia acompanhou, na manhã desta segunda-feira (19), a entrega de mais 1 milhão de doses da vacina do Butantan contra o coronavírus ao Ministério da Saúde.

“O Butantan tem trabalhado todos os dias e aos finais de semana para fazer a produção da vacina, e o mais rápido possível fazer entrega ao Ministério da Saúde”, disse Garcia.

Com a nova entrega, as liberações chegam à marca de 56,149 milhões de doses fornecidas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) desde 17 de janeiro, quando o uso emergencial do imunizante foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

As novas entregas, iniciadas na última quarta-feira (14), são referentes à produção de um novo lote de 10 milhões de doses processadas a partir dos 6 mil litros de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) recebidos no dia 26 de junho.

Na última quarta-feira (14), o instituto liberou 800 mil doses. Na quinta (15), foram 200 mil e na sexta-feira (16), mais 1 milhão.

A matéria-prima recebida no dia 26 foi envasada no complexo fabril do Butantan, na zona oeste da cidade de São Paulo, e passou por etapas como embalagem, rotulagem e controle de qualidade das doses.

As vacinas entregues hoje fazem parte do segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde, de 54 milhões de vacinas. O primeiro, de 46 milhões, foi concluído em 12 de maio. O Butantan trabalha para completar, até o fim de agosto, 100 milhões de vacinas disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunização (PNI), antecipando em 30 dias o prazo contratual.

Na madrugada do último dia 13, o instituto recebeu carga recorde de 12 mil litros de matéria-prima para produzir e entregar outras 20 milhões de doses.

Uma nova remessa de IFA, com mais 12 mil litros, deve chegar até o final deste mês.