SP e Holanda estreitam relações em inovação, sustentabilidade e recursos hídricos

Ministra do Comércio Exterior do Reino dos Países Baixos visitou o Palácio dos Bandeirantes para tratar sobre futuras cooperações

qua, 15/02/2023 - 11h12 | Do Portal do Governo

Em visita ao Brasil pela primeira vez, a ministra do Comércio Exterior e Cooperação ao Desenvolvimento do Reino dos Países Baixos, Liesje Schreinemacher, se reuniu com Felicio Ramuth nessa terça-feira (14) no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O vice-governador, acompanhado dos secretários de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz, de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, recebeu a comitiva holandesa para estreitar as relações bilaterais entre São Paulo e os Países Baixos e discutir novas oportunidades de cooperação. “Temos muitos objetivos em comum com São Paulo. Somos o quinto maior investidor no Brasil e boa parte disso vem para cá. Podemos ser parceiros em muitas áreas”, disse Schreinemacher.

Durante o encontro, o vice-governador fez um breve resumo sobre os primeiros 40 dias da nova gestão, destacando as iniciativas na área social. “O governador Tarcísio de Freitas vem sendo reconhecido por cuidar das pessoas. Nos últimos dias ele sancionou a lei que permite distribuição de produtos a base de canabidiol no SUS e duas leis para as mulheres, uma de auxílio aluguel às vítimas de violência doméstica e outra que obriga bares a agir em situações de violência contra as mulheres. É um governo voltado para as pessoas, principalmente as que mais precisam”, disse Ramuth.

O secretário de Negócios Internacionais Lucas Ferraz destacou que a agenda de desenvolvimento econômico de São Paulo está muito alinhada com os objetivos e valores da Holanda, compromissada com a sustentabilidade, a preservação do meio ambiente e a inclusão social. “Podemos ampliar a cooperação com a Holanda em temas específicos, entre eles a educação, inovação, igualdade de gênero e a preservação do meio ambiente”, disse Ferraz.

Lições – A secretária Sonaira Fernandes apresentou a Secretaria de Políticas para Mulher e seu foco em ações que fortaleçam a autonomia financeira, a saúde e o combate à violência: “pela primeira vez, o Estado de São Paulo conta com uma secretaria especifica para as mulheres, voltada a fortalecer e ampliar as políticas públicas que assegurem a plenitude dos direitos às mulheres. Nosso objetivo é proporcionar um caminho de independência das mulheres que sofrem com diversas formas de violência, de modo que elas possam romper com esse ciclo”, disse. A ministra destacou a agenda de Sonaira como importante pois, segundo ela, essa violência acontece em vários lugares do mundo: “as lições que vocês vão aprender na Secretaria vão ser muito importante para nós também”, afirmou.

Na área acadêmica, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, lembrou que o relacionamento entre Brasil e Países Baixos é muito forte. Ele destacou o projeto de produção de hidrogênio verde a partir do etanol, que envolve, entre diversos parceiros públicos e privados, a Universidade de São Paulo (USP): “o projeto tem caráter experimental e, no segundo semestre, a produção deve começar”, compartilhou.

Sabesp – A ministra holandesa e sua comitiva seguem em missão por São Paulo hoje (15), com reunião na Sabesp. “Água um assunto que deve ser tratado de forma transversal em todos os governos. Vocês têm uma das melhores companhias de águas do mundo e queremos estreitar parcerias nesse tema também”, explicou.

Fotos: https://bit.ly/3YPjf0V