SP comemora 83º aniversário da Revolução de 32

A solenidade em comemoração ao 83º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932 foi realizada na manhã desta quinta-feira (9), no monumento Mausoléu aos Heróis de 32, localizado no Parque Ibirapuera, […]

seg, 13/07/2015 - 10h10 | Do Portal do Governo

A solenidade em comemoração ao 83º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932 foi realizada na manhã desta quinta-feira (9), no monumento Mausoléu aos Heróis de 32, localizado no Parque Ibirapuera, na zona sul da Capital.

O governador Geraldo Alckmin e o secretário em exercício da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, participaram do evento, que contou com a entrega da Medalha Constitucionalista, a tradicional cerimônia de sepultamento dos heróis de 32 e o desfile cívico-militar.

Urnas com as cinzas dos heróis foram trazidas pelo Corpo de Bombeiros e levadas por cadetes da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB) ao Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32.

Em seguida, a Medalha Constitucionalista foi entregue à civis e militares. A honraria é conferida pela Sociedade Veteranos de 1932 em homenagem aos heróis de revolução.

Entre os 32 agraciados, estão o delegado-geral da Polícia Civil, Youssef Abou Chahin, e o superintendente da Polícia Técnico-Científica, Ivan Dieb Miziara.

A Revolução de 32

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi o movimento armado ocorrido no Brasil, entre julho e outubro de 1932, no qual o Estado de São Paulo visava a derrubada do governo provisório de Getúlio Vargas e a criação de uma Constituição, pois a Carta Magna de 1891 havia sido suprimida pelo movimento de 1930.

Foi a primeira grande revolta contra o governo Vargas e o último grande conflito armado corrido no Brasil. No total, foram 85 dias de combates (de 9 de julho a 2 de outubro de 1932), com um saldo oficial de 934 mortos, embora estimativas, não oficiais, reportem até 2.200.

Destacam-se os nomes dos estudantes Mário Martins de Almeida, Euclides Miragaia, Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Camargo de Andrade (M.M.D.C.), que morreram em 23 de maio de 32, durante protesto na Praça da República. O caso foi o estopim para a revolução.

Da Secretaria da Segurança Pública