SP capacita profissionais do SUS para melhorar atendimento aos idosos

As inscrições para o "Curso de Atenção à Saúde do Idoso" podem ser feitas até o dia 13 de maio; a ação faz parte do Programa São Paulo Amigo do Idoso

qua, 08/05/2013 - 14h49 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo está com inscrições abertas para curso de capacitação de médicos e enfermeiros da Atenção Básica do SUS, para aperfeiçoar o atendimento prestado à população idosa. O “Curso de Atenção à Saúde do Idoso” será ministrado à distância, via Teleducação Interativa (Educação 3.0), e foi estruturado para promover a atualização de temas importantes, focados em situações práticas e com abordagem integral.

De acordo com Cláudia Fló, coordenadora da Saúde do Idoso, o curso tem vagas limitadas e terá início neste mês de maio. “Essa técnica respeita o tempo dos profissionais de todo o Estado, evitando deslocamentos desnecessários, proporcionando maior disponibilidade para melhorar os cuidados com os idosos”, destaca. O objetivo é promover a valorização dos profissionais da saúde utilizando recursos para uma atualização contínua.

As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de maio, no Ambiente Interativo de Aprendizagem da Secretaria de Saúde. Os candidatos aprovados receberão um certificado pela Escola de Educação Permanente do HC-FMUSP (reconhecido pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo). Já o município do profissional receberá o serviço de teleconsultoria e opinião formativa por um período de três meses.

Entre os temas abordados pelo curso estão o processo de envelhecimento, avaliação global do idoso, introdução às síndromes geriátricas, hipertensão arterial, depressão, memória e síndromes demenciais, cuidado, cuidador, suporte social e violência, instabilidade e quedas, cuidados paliativos, gestão do cuidado e rede de serviços para os idosos entre outros. A ação faz parte do Programa São Paulo Amigo do Idoso.

Secretaria da Saúde
(11) 3066-8701 / 8702