SP bate recorde em aplicação de segunda dose de vacinas contra COVID-19

Mais de 10 milhões de pessoas estão com o esquema completo

sex, 30/07/2021 - 10h59 | Do Portal do Governo

O estado de São Paulo vacinou nesta quinta-feira (29) 304.674 pessoas com a segunda dose de vacinas contra COVID-19. Com este número recorde de aplicações, o estado superou a marca de mais de 10 milhões de pessoas com esquema vacinal completo contra a Covid-19.

Os 645 municípios estão nesta semana aplicando a segunda dose em quem tem entre 60 e 62 anos e recebeu o imunizante da Fiocruz/Astrazeneca. A partir da próxima semana devem receber a segunda dose as pessoas entre 55 e 59 anos de idade com comorbidades.

“É fundamental que todos confiram a sua carteira de vacinação e vejam qual a data para o recebimento da segunda dose da vacina e compareça ao posto de vacinação mais próximo da sua residência. Apenas com duas doses, para quem tomou os imunizantes do Butantan, Fiocruz/Astrazeneca e Pfizer, as pessoas terão o esquema vacinal completo e estarão mais protegidas”, destaca a coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

O balanço do Vacinômetro até as 10h10 de hoje (30) aponta 36.357.085 aplicações de doses no estado, sendo 26.182.744 em primeira dose, 9.089.784 de segunda e 1.084.547 de dose única. 21,98% da população já tem seu esquema vacinal completo. Os dados também indicam que 77,24% da população adulta residente no Estado já recebeu ao menos uma dose da vacina, e a missão do Governo do Estado é alcançar todo este público até o dia 16 de agosto, o Dia da Esperança.

São Paulo é o Estado que mais vacina no Brasil, em números absolutos, e segue avançando com o calendário com celeridade à medida que as remessas são entregues pelo Ministério da Saúde, contando com uma logística ágil e organizada para distribuição às 645 cidades.

A evolução diária da vacinação em São Paulo pode ser acompanhada no painel completo do Vacinômetro, no site https://vacinaja.sp.gov.br/vacinometro/.

Pré-cadastro virtual

Quem faz parte dos públicos-alvo da campanha pode realizar um pré-cadastro no site Vacina Já, que facilita o andamento da imunização tanto para o usuário quanto para os profissionais de saúde. O preenchimento do formulário não é obrigatório, mas leva de um a três minutos e economiza até 90% do tempo de atendimento nos postos de vacinação.

Também é possível fazer o cadastro por meio de um assistente virtual no Whatsapp, fruto de parceria entre as Secretarias de Comunicação e da Saúde. O chatbot oferece ainda informações confiáveis sobre o Plano Estadual de Imunização, incluindo o calendário de vacinação atualizado, dados sobre o Plano São Paulo e tira-dúvidas sobre o coronavírus.

Para acessar o serviço no WhatsApp, basta adicionar o número +55 11 95220-2923 à lista de contatos e enviar um “oi” ou clicar no link wa.me/551.