SP autoriza 13ª unidade de plano de expansão do Poupatempo na região de Campinas

Governador João Doria confirmou novo posto na cidade de Itapira, com modelo inovador do programa e atendimento integrado do Detran.SP

qui, 10/06/2021 - 12h28 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria autorizou, nesta quinta-feira (10), a implantação de unidade do Poupatempo na cidade de Itapira, na região de Campinas. O anúncio foi feito durante visita de Doria ao município de Mogi Guaçu.

“O Poupatempo é o programa público mais bem avaliado do Brasil e Itapira ganha um novo posto, mais moderno e funcional, que vai adotar o novo modelo de operação integrado ao Detran e também com mais serviços incorporados”, declarou o Governador.

O futuro posto de Itapira terá capacidade para realizar 190 atendimentos por dia. O investimento do Estado para o projeto é de R$ 160 mil.

Mais moderno e inteligente, o Poupatempo de Itapira contará com um modelo inovador, por meio do sistema Balcão Único, com atendentes multitarefas e ampla oferta de serviços eletrônicos. A estrutura já foi testada e aprovada pela população nas unidades-piloto dos municípios de Aguaí, Lençóis Paulista, Jales e Salto.

As novas unidades do Poupatempo integram o plano de expansão anunciado em 2020. Com postos mais compactos, o Governo de São Paulo amplia a capilaridade do programa para mais municípios, o que evita o deslocamento da população até cidades maiores.

“Como os atendimentos serão realizados no mesmo local, o usuário ganhará em agilidade, eficiência, comodidade e autonomia sem perder o padrão de qualidade. O Poupatempo está cada vez mais próximo da população, inclusive nas cidades de menor porte”, afirmou André Arruda, Presidente da Prodesp – a empresa de tecnologia do Governo de São Paulo.

Até o momento, 11 novas unidades já foram inauguradas com esse formato. Os postos ficam nas cidades de Aguaí, Franco da Rocha, Hortolândia, Jales, Lençóis Paulista, Piquete, Salto, Santa Bárbara D’Oeste, Serra Negra e Sumaré, além de uma unidade na Assembleia Legislativa, na capital.

O Poupatempo possui, atualmente, 82 postos, com 16 deles em funcionamento na região de Campinas. Das 46 futuras unidades anunciadas recentemente pelo Governo de São Paulo, 13 serão em cidades no entorno de Campinas.

“Este novo modelo de Poupatempo é mais enxuto, eficiente e com grande capilaridade, graças à integração com o Detran. A grande novidade é a inclusão dos serviços municipais, aumentando a oferta de serviços ao cidadão. É um Poupatempo de caráter municipalista, que é a grande marca da gestão João Doria”, afirmou Neto Mascellani, Diretor-Presidente do Detran.SP.

As novas unidades são criadas por meio de convênio entre Estado e Prefeituras, cabendo aos municípios a participação nas indicações e escolhas dos locais e infraestrutura dos imóveis. A parceria permite ainda a inclusão de serviços das Prefeituras nos canais digitais do Poupatempo.

Desde o início da atual gestão, a Prodesp trabalha para ampliar a oferta de serviços digitais do Poupatempo. Atualmente, são 137 opções no portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento. Até o fim de 2021, o objetivo é chegar a 180 serviços digitais, e a mais de 240 em 2022.

Fotos: https://www.flickr.com/gp/governosp/B477VF
Áudio: https://soundcloud.com/governosp/discurso-do-governador-joao-doria-em-mogi-guacu-10062021
Vídeo: https://vimeo.com/561395603

Assessoria de Comunicação – Prodesp
imprensaprodesp@sp.gov.br
(11) 3247-1384 / 1391